Você está lendo...
Oslo quer banir carros do centro até 2019
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Oslo quer banir carros do centro até 2019

Se isso se confirmar, a capital norueguesa será a primeira da Europa a adotar proibição radical

25 de out, 2015 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Oslo quer banir carros do centro até 2019

A cidade de Oslo estuda a possibilidade de banir completamente a circulação de carros em sua região central dentro dos próximos quatro anos. Se isso se concretizar, a capital da Noruega será a primeira na Europa a adotar uma proibição radical.

O caminho que possibilitará a imposição dessa medida passa pela construção de mais 60 km de ciclovias e pelo reforço da rede de transporte público da cidade. Bondes, ônibus, veículos de entregas e os possuídos por portadores de deficiências serão os únicos autorizados a rodar pelo centro. A iniciativa, sugerida pelo novo conselho municipal, será objeto de consultas públicas e experiências-piloto antes de ser implementada.

Publicidade


Outras capitais europeias investem em esforços semelhantes para controlar a circulação de carros no centro, reduzindo o tráfego e a poluição. Paris já testou a ideia de proibir por 24 horas a circulação de carros com placas terminadas em algarismos pares em um dia e ímpares em outro.

Londres e Madrid, que têm grandes calçadões para pedestres em seus miolos centrais, já se renderam ao pedágio urbano – solução também apontada por especialistas como ideal para cidades como São Paulo, mas evitada pela precariedade do sistema de transporte público e pelos altos custos políticos que a proibição traria.

Oslo tem cerca de 600 mil habitantes e quase 350 mil carros. A própria Noruega tem tido uma postura progressista que inclui incentivos fiscais pesados para veículos elétricos, que podem até usar os corredores de ônibus. O resultado disso é que, em alguns meses, modelos como o Nissan Leaf e o Tesla S chegaram a ser os mais vendidos do país.


Deixe sua opinião