O Twizy, carrinho ultracompacto elétrico da Renault para duas pessoas, poderá ser emplacado no Brasil. Com isso, o modelo, que lembra uma motocicleta (o único passageiro fica sentado atrás do motorista), passará a ser uma opção de transporte em grandes centros urbanos – como será classificado como quadriciclo, não poderá rodar em rodovias.
A decisão foi tomada hoje (16) em reunião entre representantes do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Ministérios das Cidades, Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação, Defesa, Meio Ambiente, Transportes, Saúde, Justiça e Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, além da Agência Nacional de Transportes Terrestres. A resolução liberando o emplacamento do Twizy será publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (18).
Um pequeno lote, de 32 unidades, já está sendo montado no Brasil por meio de uma parceria entre a Renault e a Itaipu Binacional. Esses carrinhos serão usados exclusivamente nas áreas internas da empresa nacional.
De acordo com informações da Renault, ainda não há planos concretos de importação ou produção do Twizy no Brasil, mas essa hipótese também não está descartada. Entre as vantagens, a bateria do carrinho pode ser recarregada em tomadas convencionais de 220 V e três pinos, como as brasileiras.
Com 2,32 metros de comprimento (37 cm a menos que o Smart Fortwo) e 1,19 m de largura, o Twizy pesa 450 quilos. Seu motor elétrico gera potência equivalente a 20 cv e pode levá-lo a 75 km/h – a autonomia é de 97 quilômetros.
O Twizy foi revelado em 2010, durante o Salão de Paris, e já é oferecido como opção de transporte urbano em Paris, por exemplo. O carrinho é o terceiro integrante da linha ZE (da sigla em inglês de emissões zero).