Você está lendo...
Tira-dúvidas do leitor: alagamentos
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Tira-dúvidas do leitor: alagamentos

Em épocas de chuvas, saiba o que fazer se for preciso atravessar um trecho com água

17 de jan, 2016 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Tira-dúvidas do leitor: alagamentos

Mudei-me para uma região cujos acessos podem ficar alagados em chuvas mais fortes. O que fazer se precisar atravessar um trecho assim? E se a água invadir o meu carro, como procedo?

ROBSON RODRIGUES,
Por e-mail

Publicidade


RESPOSTA:O melhor a se fazer numa situação de risco é tentar manter a calma e procurar saídas viáveis. Se a chuva estiver forte, evite passar pelas áreas com histórico de alagamentos frequentes. “O número de casos com danos em automóveis decorrentes de alagamento triplica na estação de chuvas”, explica o diretor executivo de sinistros da Allianz Seguros, Laur Diuri.

Se atravessar a enxurrada for inevitável, a primeira providência é tentar medir a altura da água com base nos carros estacionados – a partir da metade da roda é temerário tentar passar, já que a água pode atingir o duto de captação de ar do motor e causar danos graves ao propulsor.

Caso a travessia seja possível, mantenha a velocidade baixa, no máximo 20 km/h, para evitar a formação de ondas na frente do carro. Além disso, use uma marcha mais baixa, como a segunda, e mantenha a rotação mais elevada do motor, a cerca de 2.500 rpm. Isso vai evitar que entre água no escapamento, literalmente afogando o carro. Dar a ré com o nível da água elevado também pode ser bastante perigoso.


Se durante o trajeto alagado o carro apagar, não tente dar a partida. O motor pode aspirar água para seu interior e gerar o chamado “calço hidráulico”. Ele ocorre quando o pistão tenta comprimir a água alojada dentro dos cilindros. As consequências são graves. Peças como bielas e velas podem entortar.

No caso de a via alagar com o carro estacionado, retire-o do lugar, se possível, mas apenas se a água estiver até a linha da base das portas. Acima disso, o risco de a água invadir o interior é grande, podendo trazer dano à parte elétrica da cabine do veículo. Além disso, dar a partida no carro também pode gerar calço hidráulico.Após passar pelo trecho alagado, verifique se há ruídos estranhos ou luzes acendendo no painel. Se algo estiver errado, leve o carro para a revisão.

Quer tirar sua dúvida? Escreva para nós: jcarro@estadao.com


BÔNUS: VEJA OS UTILITÁRIOS MAIS VENDIDOS NO BRASIL EM 2015

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.