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McLaren exibe 570S Sprint em Goodwood
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McLaren exibe 570S Sprint em Goodwood

Novo McLaren 570S Sprint será revelado hoje no Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra

23 de jun, 2016 · 2 minutos de leitura.

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 McLaren exibe 570S Sprint em Goodwood
McLaren 570S Sprint é um legítimo brinquedo de pista: não pode ser dirigido em ruas comuns

A inglesa McLaren lança hoje o 570S Sprint, versão do esportivo 570S cupê voltada para as pistas de corrida. E o cenário não poderia ser mais adequado: o prestigioso Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra.

A exemplo de outros modelos da marca, como P1 GTR, 650S Sprint e 12C Sprint, a novidade nasceu para ser um brinquedo de pista para pilotos amadores, já que suas especificações impedem que ele seja dirigido tanto em ruas comuns como em torneios profissionais.

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Entre outras particularidades da versão Sprint, o para-choque dianteiro foi redesenhado, a traseira é dominada por um grande aerofólio de fibra de carbono e a suspensão recebeu ajuste especial. A cabine tem o despojamento típico de um carro de corrida e leva apenas o motorista.

A base mecânica é a mesma do 570S comum: um motor V8 biturbo de 3,8 litros e 562 cv, associado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem e sete velocidades. Os dados de desempenho da versão Sprint não foram revelados, mas acredita-se que ela acelere de 0 a 100 km/h em cerca de 2,7 segundos.

As entregas começam em 2017 e os preços no Reino Unido partem de R$ 1,09 milhão.



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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.