Você está lendo...
Norueguês faz Ford Focus RS de táxi
Notícias

Norueguês faz Ford Focus RS de táxi

Hatch tem 350 cv, chega aos 100 km/h em 5 segundos e chama atenção pelo trabalho na 'praça'

26 de jun, 2016 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

 Norueguês faz Ford Focus RS de táxi
O norueguês Evald Jastad e seu Focus RS táxi

Quem visitar a Noruega poderá ter uma interessante surpresa ao pedir um táxi e realizar a viagem em um Ford Focus RS. O norueguês Evald Jastad comprou uma unidade da versão mais furiosa do hatch e o colocou na “praça”, como qualquer outro modelo comum.

O taxi tem 350 cv extraídos de um motor 2.3 turbo, suficientes para fazer os passageiros chegarem ao destino bem mais rápido que o imaginado. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos, consideravelmente mais ágil que qualquer outro taxi da Noruega.

Publicidade


As corridas (literalmente) a bordo do Focus RS, no entanto, podem ter data limite para ocorrerem. A Noruega estuda banir totalmente a venda de carros com motor a combustão já a partir de 2025. Por lá, só poderão ser vendidos carros novos se forem elétricos, nem mesmo híbridos serão permitidos.

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.