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Ceará ganha rede de empréstimo de elétricos
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Ceará ganha rede de empréstimo de elétricos

Sistema de compartilhamento batizado de VAMO entrará em operação em Fortaleza (Ceará) no dia 4 de julho

29 de jun, 2016 · 4 minutos de leitura.

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 Ceará ganha rede de empréstimo de elétricos
Primeira fase do VAMO Fortaleza contará com cinco carros elétricos, de fabricação chinesa

O Brasil acaba de ganhar seu primeiro sistema de carros compartilhados 100% elétricos. Batizada de VAMO (Veículos Alternativos para Mobilidade), a novidade começa a operar no dia 4 de julho, em Fortaleza, com dois modelos chineses: a van BYD E6 e o hatch Zhi Dou, cujo uso por 30 minutos parte de R$ 20.

Os carros podem ser retirados de segunda à sexta-feira, das 5h às 23h59, e devolvidos em qualquer horário. Durante a fase experimental, a frota terá cinco veículos e duas estações de retirada e devolução na capital cearense.

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A exemplo do que já ocorre com o compartilhamento de bicicletas, os usuários podem se cadastrar e retirar os carros por meio de um aplicativo, em que é feita a reserva do carro e a escolha das estações de retirada e devolução. O aplicativo fornece uma espécie de passe virtual que permite destravar o veículo.

Para aderir, o interessado deve ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e pagar a taxa de adesão de R$ 40 – os usuários do bilhete único de Fortaleza têm desconto de 25%. Feito isso, é preciso desembolsar uma mensalidade no valor de R$ 40, revertidos em créditos para utilização dos carros.

Há uma tarifa mínima de uso, de R$ 20, que permite utilizar o veículo por até 30 minutos. A partir daí, o minuto excedente custa R$ 0,80 na primeira hora, R$ 0,60 na segunda, R$ 0,50 até a quarta e R$ 0,40 acima de quatro horas de uso. Todos os pagamentos são feitos por meio de cartão de crédito.


A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Hapvida, operadora de saúde que atua na região, a Serttel, responsável pelo sistema de compartilhamento de bicicletas que leva o nome do banco Itaú, e a prefeitura de Fortaleza. Como são movidos a eletricidade e não emitem gases poluentes quando rodam, esses carros ajudam a reduzir a poluição nas grandes cidades.

Em Curitiba, por exemplo, em cinco meses a utilização de uma frota de dez veículos elétricos por órgãos públicos municipais contribuiu com a redução de 2 toneladas de poluentes que seriam lançados na atmosfera, de acordo com dados da prefeitura da capital paranaense.


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