Você está lendo...
Hilux quase capota em teste de revista
Notícias

Hilux quase capota em teste de revista

Picape da Toyota apresentou comportamento perigoso em teste de manobra evasiva feito na Suécia

27 de out, 2016 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Hilux quase capota em teste de revista
Toyota Hilux mostra comportamento perigoso em teste

A Toyota Hilux voltou a receber duras críticas da revista sueca Teknikens Värld. A publicação repetiu o chamado “teste do alce” na nova geração da picape, que novamente apresentou comportamento perigoso mostrado pela geração de 2007. A Hilux inclina e chega a tirar as rodas do chão em mudanças súbitas de direção, algo potencialmente perigoso.

O desequilíbrio da picape é acentuado pelas rodas maiores, de 18 polegadas. A primeira passagem foi feita a 60 km/h, com a caminhonete carregada ao máximo e quatro passageiros, mais o motorista. Enquanto as concorrentes, como Nissan Frontier, VW Amarok, Mitsubishi L200, Isuzu D-Max (a nossa Chevrolet S10) e Ford Ranger passaram sem sustos a velocidades de até 68 km/h, a Hilux quase capotou a 60 km/h.

Publicidade


A revista aponta que os sistemas de segurança da picape da Toyota não conseguiram evitar o quase tombamento, que foi corrigido pela reação rápida do piloto que conduzia o teste. Além disso, a marca japonesa mostrou pouca evolução no comportamento da Hilux na passagem de uma geração para outra. Uma outra unidade, com rodas menores, de 17 polegadas, ainda passou pelo mesmo teste e apresentou comportamento menos extremo, mas ainda considerado perigoso e muito aquém das rivais.

A Teknikens Värld ficou conhecida por expor falhas na segurança do comportamento dinâmico de vários carros. A revista chegou a capotar um Mercedes-Benz Classe A, no mesmo teste, pouco após seu lançamento, em 1997. O incidente ganhou proporções maiores ao ter feito a fabricante parar as vendas do modelo, então um monovolume compacto, para instalar sistemas eletrônicos de segurança, mas não impediu a mancha na imagem do carro.

Mais recentemente, em 2012, a revista apontou problemas de estabilidade no Jeep Grand Cherokee, que chegou a estourar dois pneus e também levantou as rodas do chão durante a manobra evasiva.


Deixe sua opinião