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Formula Inter estreia em Interlagos
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Formula Inter estreia em Interlagos

Categoria com carros alugados permite que piloto ganhe experiência sem precisar montar equipe completa

17 de dez, 2016 · 3 minutos de leitura.

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 Formula Inter estreia em Interlagos

O aficionados por esporte a motor terão mais uma categoria para quem quiser correr nas pistas a partir deste fim de semana. A Formula Inter promove corridas para pilotos de todas as idades e níveis de experiência em esquema de aluguel de monopostos para as provas que ocorrem no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A primeira será neste domingo (18), e terá duração de 40 minutos.

A temporada custa o equivalente a R$ 13.990 por prova. No valor, estão inclusos o uso e manutenção do carro e os serviços da Academia F.Inter, que oferece aulas de mecânica, pilotagem, media training e todo tipo de assistência aos pilotos que quiserem seguir carreira nas pistas. Há ainda transmissão para TV e até um reality show é montado com os pilotos. Os veículos são iguais e sorteados entre os pilotos antes de cada corrida para garantir igualdade de condições.

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Os carros usados são construídos por José Minelli, numa fábrica no entorno do Autódromo. O motor é um 2.0 de quatro cilindros afinado para render 191 cv e 21 mkgf, ambos a 6 mil rotações. Com chassi tubular e suspensões do tipo push rod, ele tem 4,32 metros de comprimento e pesa apenas 520 kg sem combustível.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.