Você está lendo...
Volkswagen planeja substituir diesel por híbrido na Europa
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Volkswagen planeja substituir diesel por híbrido na Europa

Volkswagen concluiu que híbrido substitui com vantagens os motores a diesel de baixa cilindrada

09 de fev, 2017 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Volkswagen planeja substituir diesel por híbrido na Europa
Motores a diesel de baixa cilindrada devem substituir os atuais propulsores a diesel da Volkswagen
Carros de baixa cilindrada com motores a diesel são tradicionais na Europa, mas, no que depender da Volkswagen (maior montadora do continente), isso pode começar a mudar nos próximos anos.

Os esforços da empresa alemã no sentido de produzir automóveis mais “limpos” estão adiantados. Na Europa, a marca decidiu suspender o desenvolvimento de um novo motor 1.5 a diesel, e optou por um sistema híbrido, gasolina e elétrico.

A razão é que os limites de CO2 (dióxido de carbono) e NOx (dióxido de nitrogênio) estão cada vez mais restritos, o que eleva os custos de desenvolvimento. A empresa ainda está sentindo o abalo por causa da fraude nas emissões de diesel, reveladas em 2015.

Publicidade


Isso explica a opção pelos sistemas híbridos para substituir motores a diesel de baixa cilindrada.

O chefe de pesquisa e desenvolvimento da montadora, Frank Welsch, confirmou à publicação inglesa Autocar que os custos de engenharia no desenvolvimento de propulsores a diesel são muito altos.

Os planos originais previam o lançamento de um novo motor a diesel 1.6 TDI em 2018, para equipar a nova geração do Polo europeu.


No entanto, segundo Welsch, apenas em componentes o sistema de tratamento de gases poderia acrescentar entre 600 e 800 euros (R$ 2.000 a R$ 2.700) no custo do veículo. De acordo com suas declarações à Autocar, “o sistema de tratamento de emissões é tão caro quanto o motor”. E acrescentou que o motor custaria 25% do preço do veículo.

O executivo da Volkswagen disse ainda que “o futuro pertence à hibridização”, por ser a única tecnologia que pode oferecer uma resposta às normas cada vez mais restritas nos limites de emissões.

De acordo com ele, os sistemas híbridos são mais baratos e emitem menos NOx.


Nos próximos anos, a Volkswagen deverá investir em tecnologia híbrida com sistema de recuperação de energia de 48 volts, que proporciona melhor aproveitamento de energia.

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.