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Carrões da Dodge estão chegando
Lançamentos

Carrões da Dodge estão chegando

Em 2011, marca lançará Challenger e Charger no País. Novo Jeep Grand Cherokee virá neste ano

09 de jun, 2010 · 3 minutos de leitura.

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 Carrões da Dodge estão chegando
Muscle car Dodge Charger estará no Salão de São Paulo, em outubro

Muscle car Dodge Charger estará no Salão de São Paulo, em outubro

A Chrysler, que também controla as marcas Dodge, Jeep e Ram, promete novidades para o Salão do Automóvel, em outubro. A nova geração do Jeep Grand Cherokee, cujas fotos foram mostradas em maio, será a principal atração. O utilitário-esportivo traz visual renovado, motor V6 3.6 a gasolina, de 295 cv, suspensão a ar e o novo sistema de tração 4×4 Quadra-Drive II.
Segundo o diretor geral do Grupo Chrysler no Brasil, Philip Derderian, o novo Grand Cherokee deverá ser oferecido em duas ou três versões de acabamento e partirá de R$ 170 mil. “As vendas começam logo depois do salão, onde vamos aproveitar para destacar bem a nova fase do grupo, com as quatro marcas trabalhando em segmentos bem distintos.”

Será a primeira vez que a marca Ram, criada no ano passado, aparecerá no Brasil. E para isso, o grupo promete apresentar a nova geração da picape grande Ram, que começará a ser vendida no mercado nacional em 2011.

Também estarão no Salão do Automóvel os “muscle cars” Challenger e Charger, ambos da Dodge. De acordo com Derderian, os modelos também chegarão ao País no ano que vem e custarão cerca de 30% menos do que o praticado atualmente por importadores independentes.
Com isso, o Challenger deverá custar cerca de R$ 280 mil e o Charger terá tabela próxima aos R$ 180 mil. Ambos trazem o motor Hemi V8 6.1 a gasolina, de 431 cv e 58 mkgf de torque.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”