BYD Seal ranking vendas
Diogo de Oliveira/Estadão

Estudo europeu aponta carros elétricos 2x mais seguros que a combustão

BMW i3 está entre os mais confiáveis e possui apenas 0,4 avarias a cada 1.000 automóveis; pesquisa foi feita com 156 veículos de 20 marcas diferentes

Por Adrielle Farias 06 de mai, 2024 · 5m de leitura.

É comum pairarem dúvidas sobre o nível de confiabilidade de carros elétricos, já que estes são relativamente novos no mercado automotivo. Contudo, uma nova pesquisa feita pelo ADAC (maior clube de automobilismo da Europa) mostra que os veículos elétricos são até 2x mais confiáveis que os carros a combustão.

O grupo avaliou o total de 156 veículos de 20 marcas diferentes, levando em consideração o número de defeitos e avarias ao longo dos anos. Desta forma, o estudo constatou que a cada 1.000 automóveis feitos em 2020, os elétricos apresentam 1,9 menos avarias do que os modelos a combustão. Enquanto isso, a cada 1.000 automóveis com matrícula inicial de 2021, os elétricos têm até 3,6 menos avarias do que os veículos combustão.

BYD Dolphin Mini
Diogo de Oliveira/Estadão

Bateria é a avaria mais comum entre veículos

A maior causa de defeito em carros, no geral, se dá pela bateria de arranque. O auge, por exemplo, foi em 2020 durante a pandemia, já que muitos carros ficaram inutilizados durante o período ou eram pouco conduzidos. Aliás, a bateria tende a sofrer mais desgaste quando o veículo não está em uso.

A pesquisa mostra que em 2022 cerca de 43,2% de todas as avarias foram em razão de bateria descarregada. Em 2023, o número cresceu para 44,1%. Também em 2023, a segunda maior causa de defeitos em carros foi problema com o motor, com 22,8%. Além disso, problemas no motor de partida, sistema elétrico ou iluminação corresponderam a 10,5%, pneus a 8,8% e sistema de travas e alarmes a 7,1%.

elétricos
VOLKSWAGEN

Segundo o ADAC, especialistas acreditam que a tendência para este resultado se justifica por carros elétricos apresentarem menos peças. Ainda sim, o grupo informa que os defeitos mais comuns em carros elétricos são por bateria defeituosa ou descarregada. Vale ressaltar que a pesquisa levou em conta avarias em veículos com idade entre 3 e 10 anos. Além disso, o carro deveria ter ao menos 7.000 registros de avarias em dois anos.

BMW i3 e Mini Mini estão entre os mais confiáveis

O clube dividiu o estudo em seis categorias, indo de microcarros até vans. Entre os microcarros, por exemplo, os modelos com menos defeitos são o Suzuki Ignis, com 0,8 avarias a cada 1.000 carros, e o Toyota Aygo, com 1,7 avarias a cada 1.000 modelos. No entanto, os carros com maior destaque são os elétricos BMW i3 e o Mini, ambos com 0,4 avarias a cada 1.000 automóveis.


Ainda entre os modelos mais confiáveis estão o BMW X1, com 0,7 avarias a cada 1.000 veículos, e o VW ID.3, com 0,9 avarias a cada 1.000 automóveis. Já entre os carros menos confiáveis ficaram em destaque os modelos Toyota C-HR, com 22 avarias a cada 1.000 carros, o Ford Kuga, com 25,4 avarias, e o Toyota Yaris, com 27,8.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
VW ID.Buzz: ao volante da Kombi elétrica há nostalgia, mas tudo mudou

Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.