Você está lendo...
Carros do Sertões têm só nomes ‘comuns’
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Carros do Sertões têm só nomes ‘comuns’

Os carros que ocuparam os três primeiros lugares na 20ª edição do Rally dos Sertões, que terminou na terça-feira, são bem diferentes dos modelos oferecidos nas lojas. São feitos para disputar corridas de rali Cross-Country de velocidade e seguem...

01 de set, 2012 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Carros do Sertões têm só nomes 'comuns'

Foto: Andre Chaco/Divulgação

Eles têm nomes conhecidos do consumidor, mas os carros que ocuparam os três primeiros lugares na 20ª edição do Rally dos Sertões, que terminou na terça-feira, são bem diferentes dos modelos “comuns” oferecidos nas lojas.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

O Mini All4 Racing do francês Stephane Peterhansel, vencedor da prova, o Mitsubishi Lancer Racing do brasileiro Guilherme Spinelli, que ficou em segundo, e o BMW X3 CC de Riamburgo Ximenez, também brasileiro e terceiro lugar na prova, pertencem à categoria T1. São feitos para disputar corridas de rali Cross-Country de velocidade, como o Sertões e o Dakar, e seguem regras da Federação Internacional do Automóvel (FIA).

Publicidade


Foto: Eric Schroeder/Divulgação

A estrutura é tubular e a carroceria combina materiais como fibra de aramida (Kevlar) e plástico reforçado com fibra de carbono. Tudo para reduzir o peso e dar mais resistência ao veículo.

Foto: Andre Chaco/Divulgação

Os motores são a diesel, de seis cilindros, 3 litros e turbo, com potência na faixa de 300 cv e torque de mais de 70 mkgf. O câmbio é sempre de seis marchas. A capacidade do tanque de combustível é enorme. O do Mini leva 360 litros e o do X3, 420 litros de diesel.

Barbada
Favorito ao título da prova, que terminou em Fortaleza, Peterhansel confirmou as previsões e faturou os Sertões deste ano. Os 4.846 quilômetros, incluindo trechos cronometrados e de deslocamento, foram percorridos em dez dias.


Com dez vitórias no Rali Dakar no currículo (entre motos e carros),o francês e seu compatriota e navegador Jean-Paul Cottret venceram seis das dez etapas da prova e acumularam mais de 23 minutos de vantagem sobre a dupla brasileira Guilherme Spinelli e Youssef Haddad.

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.