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Mitsubishi planeja novo compacto para o País
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Mitsubishi planeja novo compacto para o País

Modelo voltado a países emergentes será feito inicialmente na Tailândia e estará pronto em 2011. Plano da fabricante japonesa é se recuperar por meio desse veículo de grande volume (cerca de 500 mil unidades/ano). Há possibilidade de uma fábrica no...

21 de jul, 2010 · 2 minutos de leitura.

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 Mitsubishi planeja novo compacto para o País

Em situação financeira apertada, a japonesa Mitsubishi aposta agora no potencial de mercados emergentes para se recuperar, informa a publicação Automotive News, em versão eletrônica. Isso significa o lançamento de um novo carro pequeno, menor que o Colt, voltado para os mercados da China, Índia e Brasil, já em 2011.

Ainda sem nome definido, o modelo deverá custar cerca de US$ 11 mil, ou aproximadamente R$ 18 mil, de acordo com a meta da fabricante. Seu motor deverá ter cilindrada entre 1 e 1,2 litro. O volume de vendas mundial deve ser de até 500 mil unidades/ano.

A Mitsubishi vai construir uma fábrica na Tailândia para produzir o carro. Mas também há chances de uma outra fábrica ser construída no Brasil, Índia ou China, já que os 200 mil carros feitos na unidade tailandesa poderão não ser suficientes para atender à demanda.

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Jornal do Carro
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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.