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Ducati passará a produzir motos em Manaus
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Ducati passará a produzir motos em Manaus

A Ducati, que deixou de ser representada pelo Grupo Izzo no Brasil, passará a produzir modelos no País. O anúncio foi feito nesta segunda-feira por representantes da fabricante de motocicletas italianas e da empresa brasileira Dafra, que será parceira...

22 de out, 2012 · 2 minutos de leitura.

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 Ducati passará a produzir motos em Manaus

Ducati Diavel

A Ducati, que deixou de ser representada pelo Grupo Izzo no Brasil, passará a produzir modelos no País. O anúncio foi feito nesta segunda-feira por representantes da fabricante de motocicletas italianas e da empresa brasileira Dafra, que será parceira da Ducati na fabricação local – a companhia nacional também tem parceria com a BMW.

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Embora a Ducati não tenha anunciado o modelo a ser fabricado no País, executivos da empresa disseram no domingo, durante evento que reuniu todas as marcas do Grupo Volkswagen – do qual a fabricante de motos passou a fazer parte neste ano – que será a Diavel.

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Esta motocicleta, aliás, está exposta no estande da Audi no Salão do Automóvel de São Paulo, evento que abre as portas ao público nesta quarta-feira, 24 de outubro.

A fabricação será feita pela Dafra em Manaus (AM), no sistema CKD (montagem a partir de kits de peças fornecidos pela Ducati). As empresas não anunciaram a data de início da produção das motos.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.