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Sistema da Volvo reduz ?turbo lag?
Tecnologia

Sistema da Volvo reduz ?turbo lag?

Marca sueca usa tecnologia PowerPulse, que injeta ar comprimido para acionar turbinas com mais rapidez

29 de mar, 2017 · 4 minutos de leitura.

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 Sistema da Volvo reduz ?turbo lag?
Reservatório fica na parte da frente do motor e pode armazenar 2 litros de ar

A Volvo passou a usar uma curiosa solução para acabar de vez com aquele conhecido atraso nas respostas dos motores turbinados, conhecido como “turbo lag”. O sistema PowerPulse, que já está nas versões a diesel do utilitário-esportivo S90 vendido na Europa, injeta ar comprimido diretamente no duto de admissão do turbo, fazendo-o girar mais rapidamente e em menos tempo, o que, na prática, faz o propulsor ter reações mais rápidas.

A tecnologia é útil porque o turbo é movido pelos gases captados do escapamento, que demoram algum tempo para chegar à turbina e fazê-la girar (esse é o chamado “lag”). Assim, o ar comprimido preenche o espaço entre a solicitação de força e a atuação dos gases no turbo.

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Esse ar é capturado do próprio sistema de admissão do motor e fica guardado em um pequeno cilindro, com capacidade de dois litros, localizado na parte da frente do motor. Um compressor e válvulas elétricas garantem que o sistema esteja sempre pronto a atuar, como um “booster”.

Quando o motorista pisa fundo no pedal do acelerador, as válvulas se abrem e criam um “pulso” de força no momento em que os dois turbos ainda estão sendo “enchidos” com os gases do escapamento. Embora a tecnologia só esteja disponível nos motores D5 – um 2.0 de 235 cv e 48,9 mkgf que equipa, inclusive, o XC90 à venda no Brasil – o PowerPulse pode ser utilizado em qualquer versão de propulsor da marca sueca.

Tentativas. Nos últimos anos, alternativas como dutos de geometria variável, rotores duplos e a utilização de duas turbinas melhoraram muito o comportamento dos motores turbo. Outras marcas, como a Audi, têm apostado em turbinas elétricas para reduzir o tempo de resposta dos motores.
O problema é que essa tecnologia ainda é muito cara e demanda um sistema elétrico poderoso, de 48 Volts de potência.


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