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VW revela Up! GTI de 115 cv
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VW revela Up! GTI de 115 cv

VW Up! GTI tem 115 cv extraídos do motor 1.0 turbo e será exibido no encontro de Wörthersee

Redação

19 de mai, 2017 · 3 minutos de leitura.

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VW Up! GTI
Crédito:Versão esportiva tem 115 cv e foi mostrada ainda como um conceito. CRÉDITO: VOLKSWAGEN

A Volkswagen divulgou as primeiras imagens da versão esportiva GTI do Up! O modelo será apresentado oficialmente durante o encontro de entusiastas de carros das marcas do grupo VW em Wörthersee, na Áustria.

O modelo presta toda reverência ao Golf GTI original, seja pelas dimensões compactas, seja pelos números extraídos do motor três cilindros 1.0 turbo que desenvolve 115 cv e 23,4 mkgf – o Golf GTI original tinha 5 cv a menos.

Se no papel os números não são altos, vale dizer que o Up! GTI pesa apenas 997 kg. Com esse conjunto, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e atingir a velocidade máxima de 197 km/h, ou 9 km/h a mais que o Golf GTI de 1976.

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Apesar da Volkswagen apresentar o carro como um conceito, o modelo está pronto. Os para-choques são mais agressivos que os originais que chegaram recentemente ao Brasil na reestilização, há um spoiler na tampa do porta-malas e as rodas são de 17 polegadas.

A suspensão foi rebaixada em 15 mm, na traseira a saída de escape ganhou uma ponteira cromada, a tampa de vidro do porta-malas tem uma faixa vermelha e as laterais do carro possuem uma faixa preta para adornar com o espírito esportivo que se espera do modelo.


Por dentro, os bancos receberam acabamento em tecido xadrez, como é tradicional dos modelos GTI da Volkswagen, costura vermelha nos bancos e volante – de base achatada -, além de finalização no mesmo tom na manopla de câmbio. A moldura do painel, em um tipo brilhante, também traz um acabamento xadrez em padronagem menor.

A versão de produção será apresentada oficialmente ano que vem, segundo a Volkswagen.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.