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Caoa leiloa 23 carros zero quilômetro
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Caoa leiloa 23 carros zero quilômetro

Unidades de modelos de Ford e Subaru foram fabricadas entre 2015 e 2016 e estavam no estoque de lojas do grupo

Redação

24 de jul, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Subaru Legacy - Foto: Subaru
Crédito:

A rede de concessionárias Caoa vai leiloar 23 carros zero quilômetro que estavam em estoque nas várias lojas do grupo. Há unidades Ford e Subaru, com preços entre R$ 35 mil e R$ 110 mil, todos sem uso e sequer foram licenciados.

Entre os Ford, há Ka+, Fiesta, Ecosport, Focus e Ranger, todos fabricados entre 2015 e 2016. Os lances para o Ka+ partem de R$ 35 mil, para os Focus o preço mínimo é R$ 70 mil. Os Fiesta partem de R$ 50 mil, enquanto a picape começa em R$ 100 mil e os Ecosport em R$ 60 mil.

Na linha Subaru, serão leiloadas unidades do Legacy e do WRX, todas por R$ 110 mil iniciais. Os modelos são 2015/2015 ou 2015/2016. Os lances podem ser feitos até quinta-feira (27) às 17 horas pelo site do leiloeiro Superbid.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.