Você está lendo...
Nova geração do Porsche Cayenne é revelada
Notícias

Nova geração do Porsche Cayenne é revelada

Terceira geração do Porsche Cayenne está 65 quilos mais leve que a anterior

Redação

29 de ago, 2017 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Porsche Cayenne S 2018
Crédito:CRÉDITO: PORSCHE

A Porsche revelou a terceira geração de sua máquina de fazer dinheiro – o Cayenne. O modelo que será uma das atrações da marca dentro de duas semanas no Salão de Frankfurt, na Alemanha, e que salvou a marca da falência ao ser o primeiro SUV de luxo chega com a meta de ser o Cayenne mais próximo do esportivo 911, segundo a companhia.

O modelo é completamente novo ainda que no design ele mantenha muitas linhas semelhantes a da geração anterior. Com um monobloco completamente novo, ficou 65 quilos mais leve com o uso de alumínio e aço na estrutura e apenas alumínio nas chapas da carroceria.

No lançamento, o modelo terá duas versões Cayenne e Cayenne S, equipadas com os motores V6 a gasolina de 3 litros turbo e 2,9 l biturbo, respectivamente, que geram 340 cv e 440 cv. A nova transmissão é uma tiptronic de oito marchas com relações mais curtas e trocas mais rápidos nas marchas mais baixas, porém com escalonamento mais longo nas últimas para garantir conforto e reduzir o consumo de combustível.

Publicidade


Entre as novidades do chassi estão o eixo traseiro direcional, já utilizado pelo “irmão” Audi Q7 e a tração integral é de série. Há ainda suspensão a ar com controle dinâmico de chassi com controle de rolagem de carroceria (PDCC). Outros equipamentos novos são o assistente de visão noturna, de manutenção e de mudança da faixa de rolagem e de tráfego.

O modelo traz três modos de condução, Normal, Sport e Sport Plus que podem ser selecionados e configurados individualmente, alterando a resposta de acelerador, câmbio e direção. Quando equipado com o kit Sport Chrono há ainda uma opção extra que reduz os tempos de aceleração e aumenta a velocidade máxima nas duas versões do Cayenne.


No visual, a dianteira tem design renovado com entradas de ar maiores e novos faróis de LED. As rodas de liga-leve também são maiores e na traseira a mudança é mais clara, já que o modelo tem lanternas inspiradas nas dos Panamera Sport Turismo.

Por dentro, a cabine tem uma nova central multimídia com tela sensível ao toque de 12,3 polegadas com conexão a internet. Diferente do que se esperava, a Porsche manteve o painel de instrumentos com conta-giros central e analógico, com duas telas de 7 polegadas nas laterais, onde estão o velocímetro a esquerda e uma pequena tela de computador de bordo a direita, dentro de mostradores redondos.


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.