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Motorista filma e narra perseguição e colisão nos EUA
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Motorista filma e narra perseguição e colisão nos EUA

Mulher bate na traseira de um Audi Q5 e continua dirigindo, mesmo com os air bags inflados. Ela só para após segunda colisão

Redação

17 de set, 2017 · 3 minutos de leitura.

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Acura RLX
Crédito:Como outras fabricantes, a Acura investe bastante em tecnologias que evitam colisões e atropelamentos. O modelo envolvido na colisão, porém, é antigo, e não tem esse tipo de dispositivo. Rebecca Cook/Reuters

Uma mulher ao volante de um Acura envolveu-se em dois acidentes seguidos nas ruas da Califórnia, nos Estados Unidos.

Tudo foi filmado por um motorista, que aparentemente queria saber sobre o desfecho da primeira colisão, e acabou registrando a segunda batida.

Quando ele notou um veículo se aproximando por trás, com a frente totalmente amassada e os air bags inflados, ligou a câmera para registrar a sequência dos acontecimentos.

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Segundo ele, apesar dos danos ao veículo, a motorista seguia dirigindo como se nada tivesse acontecido.

Inicialmente, ela acertou a traseira de um Audi Q5. Com o choque, os air bags frontais se abriram, mas ela continuou dirigindo, seguida pelo motorista do Audi, que teve o para-choque traseiro totalmente danificado.

Mais adiante, ao atravessar um cruzamento com o semáforo vermelho para ela, a motorista bate na lateral de uma van, que estava na transversal e quase capota com o choque. Nesse momento, a motorista perde o controle do veículo, que finalmente para, sobre a calçada.


Ao ser abordada, ela pareceu estar muito confusa, incapaz de dizer o que havia acontecido, e mesmo impossibilitada de dizer o próprio nome.

Apesar da sequência de colisões, a mulher estava apenas levemente ferida, não obstante o fato de que já não havia air bags para a proteção no caso da segunda batida, e também pelo fato de que provavelmente ela não estava usando cinto de segurança.

Felizmente, ninguém mais se feriu no episódio.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.