Você está lendo...
Ford F-150 Raptor vira ‘besta’ de seis rodas
Notícias

Ford F-150 Raptor vira ‘besta’ de seis rodas

Hennessey cria transformação de seis rodas sobre a picape Ford F-150 Raptor

Redação

04 de nov, 2017 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

Hennessey Velociraptor
Crédito:

A preparadora norte-americana Hennessey não para de inventar. Depois de apresentar a sua nova criação, o Venom F5, um esportivo de 1.600 cv, a empresa divulgou a Velociraptor 6×6, uma transformação da picape Ford F-150 Raptor.

Com apenas 50 unidades a serem produzidas, cada uma a US$ 349 mil (cerca de R$ 1.150.000) a Velociraptor é o que podemos chamar de resposta norte-americana ao Mercedes-Benz G63 6×6, já que a principal característica são as seis rodas, assim como no monstrengo alemão.

Além dos dois eixos traseiros com bloqueio do diferencial, a Velociraptor tem suspensão elevada, rodas de 20 polegadas com pneus Toyo para off-road, para-choques especiais, santantônio e luzes auxiliares de LEDs no teto.

Publicidade


Como opcional, o consumidor poderá optar por um pacote com dois novos turbos que eleva a potência do motor V6 3.5 Ecoboost dos 450 cv originais para “módicos” 600 cv. Há ainda freios a disco da Brembo com seis pistões, também opcionais.


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.