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VW confirma Polo e Virtus GTS e nome do SUV argentino
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VW confirma Polo e Virtus GTS e nome do SUV argentino

VW terá versões GTS de Polo e Virtus, novas gerações de Gol e Saveiro e SUV Tarek feito na Argentina até 2020

José Antonio Leme

05 de dez, 2017 · 6 minutos de leitura.

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Planos da VW para a América Latina até 2020
Crédito:

A Volkswagen provavelmente não esperava revelar assim seus planos para a América Latina para os próximos anos, mas uma imagem de uma apresentação na Argentina, que vazou por meio do site Ferd, revelou por completo o que a companhia planeja até 2020.

Na imagem é possível ver que haverá 18 lançamentos até 2020, como parte do plano de investimentos da marca alemã na região. Os que mais mais chamam a atenção são as versões GTS do Polo e Virtus, que seriam variantes “semi-esportivas” do hatch e sedã compactos. A nomenclatura já foi utilizada no País pelo Gol, cuja versão GTS ficava abaixo do GTI.

Já confirmados anteriormente, estão a nova picape, no caso a nova geração da Saveiro e o SUV compacto T-Cross. O utilitário-esportivo já tem a produção confirmada para São José dos Pinhais (PR).

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Novo SUV médio feito na Argentina será chamado de Tarek

Outra novidade importante da lista é a confirmação do nome do inédito SUV médio que será fabricado na Argentina. O modelo, que diziam seria chamado de Tharu, será chamado de Tarek. Ele será produzido sobre a mesma base do Skoda Karoq e chega para brigar na categoria de Jeep Compass, Chevrolet Equinox e Peugeot 3008, entre outros. Vai dividir a fábrica com a Amarok.

A imagem também traz a confirmação do SUV sub-compacto, abaixo do T-Cross. Esse modelo vai usar a mesma plataforma MBQ, porém encurtada, e entra no lugar do projeto do Taigun, que foi cancelado anos atrás. A aposta é que ele seja batizado de T-Track e use os motores 1.0 aspirado e turbo. Sua programação, segundo a Autobild, é para 2020.

A lista retifica as chegadas de Tiguan e Atlas, que serão importados do México e dos Estados Unidos, respectivamente. O primeiro virá apenas na versão de sete lugares e motor 2.0 turbo de 190 cv. Já o grandalhão Atlas deve ocupar o espaço que pertencia ao Touareg como SUV de luxo.


Novas gerações e reestilizações

A imagem mostra ainda novidades para Gol e Voyage, que não devem receber reestilizações, mas melhorias mecânicas que podem ser a adoção do motor 1.6 de 120 cv em toda a linha e a substituição do I-Motion pelo câmbio automático de seis marchas.

Apesar disso, a marca não está efetivamente preocupada com o modelo, já que a imagem mostra um projeto batizado de A00 – Gol Sucessor, confirmando que a nova geração do Gol, ou de um carro que venha a substituí-lo, vem nos próximos três anos – também usando a plataforma MQB.

Dando fim aos rumores de fim da produção nacional do Golf, a imagem mostra a reestilização do hatch médio sob a bandeira do Brasil, confirmando que ele segue em linha na fábrica da marca no Paraná (PR) com as remodelações planejadas para o fim desse ano e já à venda na Europa. A VW vai importar também uma versão híbrida e outra 100% elétrica do hatch.


Teremos ainda a chegada reestilização da Golf Variant, planejada para o final deste ano e do Passat. Por fim, a nova geração do Jetta, que será revelada oficialmente durante o Salão de Detroit, no início de 2018.

De toda a lista, realidade já são o Fox Connect e o Fox Xtreme, versões do hatch compacto que ficaram no mercado com a chegada do Polo e redução da linha que tinha mais de seis versões.

A Volkswagen divulgou uma nota sobre o vazamento dos planos para os próximos anos: “Conforme a Volkswagen do Brasil já anunciou, a empresa planeja lançar 20 novos produtos, até 2020, a partir do lançamento do Polo. Os detalhes de cada um destes produtos serão apresentados por ocasião de seus lançamentos”.


*Atualizado às 14:48

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.