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Não adianta…

Acidentes de trânsito têm em comum o completo descaso pela segurança veicular; não somente das autoridades, mas também dos motoristas

Boris Feldman

22 de jan, 2018 · 7 minutos de leitura.

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Descaso
Crédito: Não adianta estabelecer regras e padrões de segurança enquanto se eleger políticos que conquistam votos às custas de pares de sapatos ou pratos de comida

O que tem em comum um acidente de trânsito na rodovia dos Imigrantes (SP), no qual um Mercedes que disputava um “racha” com um Camaro bateu num EcoSport, e outro na praia de Copacabana (RJ), no qual um i30 avançou no calçadão, ambos matando e ferindo crianças e adultos?

Além das trágicas consequências, os três motoristas envolvidos já estavam com suas carteiras de habilitação cassadas: desde 2016 os do Mercedes e EcoSport, e o do i30 desde 2014.

No EcoSport, estavam dois casais e quatro crianças. As duas mães faleceram no acidente, os outros seis se feriram gravemente. Motorista e dois passageiros do Mercedes destruído que, segundo testemunhas, estava a cerca de 200 km/h, escaparam ilesos. O i30 matou um bebê de oito meses e feriu 16 pessoas.

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O acidente na estrada paulista levanta várias questões. A começar pelo EcoSport com oito pessoas, apesar de sua capacidade para apenas cinco. Além disso, as crianças deveriam estar em cadeirinhas, mas estavam no colo das mães. Que, pelas evidências, não tinham os cintos afivelados.

O motorista do EcoSport pode não ter provocado o acidente, mas cometeu várias infrações: dirigia sem habilitação, levava mais passageiros que o permitido, não acomodou as crianças em cadeirinhas e nem exigiu que os ocupantes do banco traseiro afivelassem os cintos.

Outra observação: apesar da força do impacto que destruiu os dois carros, dá para perceber a diferença estrutural e de proteção aos ocupantes entre eles, pois motorista e passageiros do Mercedes saíram ilesos. Não há dúvidas de que automóveis mais caros e sofisticados oferecem um nível maior de proteção, mas já existem diversos compactos nacionais com boa resposta quando submetidos aos testes de impacto.


Apesar de todas essas evidências, o brasileiro continua a não dar a menor pelota para os quesitos de segurança dos automóveis. Dentro do “raciocínio” de que “acidente só acontece com os outros”, parece ser irrelevante para quem compra um carro como o modelo se comportou durante os crash-tests (danos aos ocupantes em simulação de acidentes).

Ao contrário, dois compactos que tomaram bomba nas simulações de impactos laterais (Chevrolet Onix e Ford Ka) tiveram suas vendas aumentadas nas semanas seguintes à divulgação dos resultados. Dá para acreditar?

Passageiros de ônibus também não se preocupam em afivelar os cintos e centenas de mortes desnecessárias já se registraram em virtude desse desleixo com a própria vida. Num desses acidentes, há pouco mais de um ano, na estrada Mogi-Bertioga, um ônibus saiu do asfalto e capotou, provocando a morte de 18 universitários.


Um dos sobreviventes da tragédia contou que só afivelou o cinto ao perceber que o motorista estava com dificuldade de controlar o veículo em curvas antes do local da tragédia. Aliás, nos ônibus, mesmo quem se lembra do cinto, costuma ter dificuldade em se proteger pois, quando existe, costuma estar emperrado ou imundo.

Quem conhece cidades nordestinas distantes das capitais já se deparou com um típico serviço de transporte urbano da região: picapes com bancos de madeira mal e toscamente adaptados na caçamba para transportar passageiros. Apesar de rigorosamente ilegais, aprovadas pelas prefeituras!

O que tem em comum a maioria dos acidentes de trânsito no Brasil?


O completo descaso não é somente das autoridades, mas também dos motoristas pela segurança veicular. Não adianta cassar a habilitação, nem exigir cintos e outros equipamentos de segurança, se a polícia não estiver nas ruas e estradas para fiscalizar os veículos. Não adianta o rigor da lei, se o motorista não recebe, desde criança, educação mínima para que se comporte com um mínimo de civilidade. Não adianta estabelecer regras e padrões de segurança enquanto se eleger políticos que conquistam votos às custas de pares de sapatos ou pratos de comida.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.