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BMW fará X3 elétrico em 2020
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BMW fará X3 elétrico em 2020

Versão elétrica iX3 do SUV intermediário da marca foi confirmada; X3 elétrico terá autonomia de quase 700 quilômetros

Redação

22 de mar, 2018 · 3 minutos de leitura.

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BMW iX3 elétrico deve ser lançado em 2020
Crédito:Foto: BMW
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A BMW confirmou que vai lançar o iX3 em 2020. O modelo será a versão totalmente elétrica do X3 e o primeiro SUV elétrico da marca. O X3 eletrico foi confirmado junto com o i4, o cupê elétrico de quatro portas. Eles fazem parte do plano da marca de lançar 25 modelos elétricos até 2025.

A partir de 2020, qualquer BMW poderá ser eletrificado. Tanto que a marca já patenteou todas as nomenclaturas entre iX1 e iX9. Um conceito do iX3 deve ser mostrado no Salão de Pequim, na China. O i4 deverá ter até 700 quilômetros de autonomia. O novo iX3 deverá ter alcance parecido.

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iNEXT

Uma versão de produção do conceito iNEXT também deverá chegar às ruas. No entanto, ainda é difícil precisar como será o modelo final, já que o conceito é muito futurista. No entanto, o carro poderá ser o topo de linha da gama de elétricos da marca, com tecnologias inéditas.

No Brasil

A partir do ano que vem, será possível ir de São Paulo ao Rio de Janeiro de carro elétrico. Até o final do primeiro trimestre de 2018, a BMW vai construir um “corredor” com seis postos de recarga na Rodovia Presidente Dutra, principal via entre as duas capitais. O projeto ocorrerá em parceria com a EDP Brasil, empresa do setor de energia.

“A BMW aposta na eletrificação como realidade sustentável de mobilidade”, afirmou o CEO e presidente da BMW no Brasil, Helder Boavida. O executivo disse ainda que a marca deseja ser protagonista no desenvolvimento de tecnologias e alternativas deste segmento. Para ele, a mobilidade urbana “será autônoma, compartilhada, eletrificada e totalmente conectada”.


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Jornal do Carro
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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.