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Porsche 911 GT3 RS registra volta de menos de 7 minutos em Nürburgring
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Porsche 911 GT3 RS registra volta de menos de 7 minutos em Nürburgring

No início desta semana, o Porsche 911 GT3 RS cravou o tempo de 6:56,4 minutos na desafiante pista alemã

Redação

21 de abr, 2018 · 4 minutos de leitura.

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Porsche 911 GT3 RS
Crédito:O Porsche 911 GT3 RS em ação, em Nürburgring: esportivo tem motor 4.0 de seis cilindros e 520 cavalos. Foto: Porsche

Quem disse que uma segunda-feira é um dia ruim? Pelo menos, com certeza o francês Kévin Estre não tem do que reclamar. Na segunda, dia 16 de abril, ao volante de um Porsche 911 GT3 RS, ele estabeleceu um novo marco para carros esportivos homologados para rua, na pista de Nürburgring-Nordschleife, na Alemanha.

O piloto de fábrica da Porsche completou uma volta com o GT3 RS de 520 cv em 6:56,4 minutos. O tempo foi 24 segundos mais baixo do que o obtido com o modelo GT3 RS anterior. Voou baixo, literalmente, como prova a foto acima.

O piloto de desenvolvimento da Porsche Lars Kern compartilhou a tarefa de pilotagem com Estre.

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O 911 GT3 RS tem motor 4.0 de seis cilindros, com aspiração natural e 520 cv. O modelo foi apresentado no Salão de Genebra, em março. De acordo com a marca alemã, o carro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, e de alcançar 312 km/h de máxima.

Mais informações do esportivo podem ser conferidas aqui.

Após o 918 Spyder e o 911 GT2 RS, o novo GT3 RS é o terceiro carro de produção da Porsche a ter registrado em cartório um tempo de volta de menos de sete minutos na mais exigente pista de corridas do mundo, conhecida como “Inferno Verde”.


Estre, de 29 anos, iniciou a volta recorde às 11h40 em condições ideais, com temperatura ambiente de 14 graus Celsius e 18 graus de temperatura da pista. De acordo com ele, em curvas rápidas e freadas, o GT3 RS tem comportamento muito semelhante ao do GT3 R, de corrida.

O piloto da Porsche corre com o Porsche 911 RSR no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), que inclui a corrida 24 Horas de Le Mans.

Em Nürburgring, o 911 GT3 RS estava equipado com a última geração dos pneus Michelin Pilot Sport. Eles foram desenvolvidos para uso na pista, mas atendem as legislações da União Europeia e dos Estados Unidos. As medidas são 265/35 ZR 20 na frente e 325/30 ZR 21 na traseira. Segundo a Porsche, em breve eles poderão ser encomendados em todos os revendedores da marca.


Na Europa os preços do novo 911 GT3 RS começam em 195.137 euros, o equivalente a R$ 817 mil.

Ainda que você não esteja pensando em comprar um, não custa nada aumentar o som, deixar a tela cheia e curtir a volta do esportivo verde no Inferno Verde.


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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.