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Porsche faz réplica de seu primeiro carro
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Porsche faz réplica de seu primeiro carro

Primeiro Porsche produzido pela marca foi um 356 em 1948; modelo foi reconstruído por engenheiros da própria montadora

Redação

24 de mai, 2018 · 3 minutos de leitura.

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Primeiro Porsche ganha réplica feita pela própria marca
Crédito:Foto: Porsche
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A Porsche construiu uma réplica fiel a seu primeiro carro produzido na história. Trata-se do 356 de número 1 foi feito à mão em 1948 por Friedrich Weber, engenheiro da marca. Agora, o modelo foi recriado por um time de engenheiros da Porsche para celebrar os 70 anos da primeira unidade.

O carro foi construído do zero e pintado de azul claro. O assento único no interior é de couro vermelho. Todo o projeto levou oito meses para ficar pronto e foi todo desenvolvido no Porsche Museum. Os trabalhos envolveram o uso de scanners 3D em imagens e desenhos do carro original. Os primeiros rabiscos para a réplica foram transformados em animações para que uma máquina conseguisse esculpir o carro com isopor.

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Mesmo assim, a Porsche informa que não conseguiu 100% de precisão na réplica. O 356 original tinha a frente um pouco mais pronunciada e a traseira mais inclinada. As diferenças, no entanto, só são percebidas com as fotos lado a lado de cada carro.

Primeiro Porsche viajante

Depois de totalmente pronto, o pequeno esportivo vai embarcar numa turnê mundial. Em junho, o modelo irá para o museu da Porsche em Stuttgart, na Alemanha. Em julho, participará do festival de Goodwood, na Inglaterra. Já em setembro estará no Canadá e nos Estados Unidos em eventos locais.

História

O conceito do primeiro Porsche foi desenvolvido em conjunto com o filho do fundador da marca, também chamado Ferdinand Porsche. O modelo tem chassi tubular e é considerado “primo” do primeiro Volkswagen Fusca, também criado pelos Porsche ainda nos anos 1930. O modelo tinha motor central e a série original foi produzida entre 1948 e 1955. Ele deu início a uma série de 356, chamados de A, B e C, produzidos até 1966


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.