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VW Polo e Virtus com motor 1.6 ganham câmbio automático
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VW Polo e Virtus com motor 1.6 ganham câmbio automático

Polo MSI sai R$ 62.690 e Virtus MSI R$ 66.525 com câmbio automático de seis velocidades

Redação

18 de jul, 2018 · 3 minutos de leitura.

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msi
Virtus com motor 1.6 agora tem transmissão automática de seis marchas
Crédito:

A linha 2019 dos Volkswagen Polo e Virtus ganhou mais uma novidade. Agora as versões MSI com motor 1.6 de até 117 cv têm opção do câmbio automático de seis marchas. O Polo sai por R$ 62.690 e o Virtus por R$ 66.525 com a nova transmissão.

Essa era a versão que faltava para a gama, já que o mesmo câmbio automático estava disponível nos dois carros, mas apenas nas versões Comfortline e Highline, que são equipadas com o motor 1.0 turbo de até 128 cv.

A combinação do motor 1.6 com essa transmissão automática de seis marchas já havia sido utilizada no Golf. Agora, além da opção de troca de marchas no modo manual pela alavanca, Polo e Virtus MSI vão oferecer de série as aletas para trocas atrás do volante.

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Itens de série e opcionais

De série, Polo e Virtus MSI 1.6 AT têm direção elétrica, ar-condicionado e travas e vidros elétricos nas quatro portas. Ele traz também banco do motorista com regulagem de altura e central multimídia com Bluetooth, entrada USB e rádio AM-FM. Há ainda quatro air bags.

Há dois pacotes de opcionais oferecidos para o modelo: Interatividade e Safety. O primeiro adiciona a central multimídia com integração a aplicativos, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve de 15 polegadas e retrovisores com ajuste elétrico. O segundo pacote, Safety, inclui controle eletrônico de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa (Hill Holder).


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.