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Vídeo: tudo sobre o Ka Sedan automático
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Vídeo: tudo sobre o Ka Sedan automático

O repórter Igor Macário e a editora assistente Rafaela Borges apresentam o Ka Sedan automático

Rafaela Borges

09 de ago, 2018 · 4 minutos de leitura.

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Ka Sedan automático
Ka Sedan automático
Crédito:Foto: Leo Souza/Estadão
Ka Sedan automático

Para ganhar força na disputa com os concorrentes, o Ford Ka recebeu atualizações. Aqui, o repórter Igor Macário e a editora assistente Rafaela Borges apresentam o Ka Sedan automático.

O câmbio automático de seis marchas é uma das principais novidades do Ka 2019. Trata-se da mesma transmissão do SUV EcoSport. Além disso, houve a introdução do novo motor 1.5 flexível.

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O Ford Ka Sedan 2019 passou por discretas mudanças no visual. Há renovação, principalmente, nos para-choques dianteiro e traseiro. Por dentro, o Ford Ka Sedan recebeu central multimídia Sync3, a mesma do Focus. Ela traz espelhamento com smartphones por meio de Android Auto e Apple CarPlay.

A versão do Ka Sedan automático mostrada no vídeo é a topo de linha, Titanium. Nessa configuração, há também partida por botão e detalhes exclusivos no acabamento.

Entre os materiais usados, os destaques são o plástico escurecido e as molduras cromadas. Os bancos são revestidos de couro. O Ka Sedan também se destaca pelo ótimo porta-malas. O espaço no banco traseiro, porém, pode deixar a desejar para passageiros com mais de 1,8 metro de altura.


Preços do Ka Sedan

SE 1.0 – R$ 49.490
SE Plus 1.0 – R$ 51.990
SE 1.5 manual – R$ 55.490
SE Plus manual – R$ 57.990
SEL 1.5 manual – R$ 65.990
SE 1.5 automática – R$ 59.990
SE Plus 1.5 automática – R$ 62.490
Titanium 1.5 automática – R$ 70.990

Ficha técnica – Ka Sedan automático Titanium

Motor – 1.5, 3 cilindros, 12V, flexível
Potência (cv) – 128 (gasolina)/136 (etanol) a 6.500 rpm
Torque (mkgf) – 15,6 (G)/16,1 a 4.750 rpm
Câmbio – Automático, seis marchas
Peso em ordem de marcha – 1.135 quilos
Comprimento – 4,27 metros
Entre-eixos – 2,49 metros
Altura – 1,52 metro
Largura – 1,77 metro
Porta-malas – 445 litros
Pneus – 195/55 R15
Rodas – Liga leve, 15 polegadas
Direção – Elétrica
Freios dianteiros – A disco
Freios traseiros – A tambor
Suspensão dianteira – McPherson (independente)
Suspensão traseira – Eixo de torção
Tração – Dianteira
0 a 100 km/h – 10,6 segundos (E)
Consumo (cidade/estrada) – 7,8/11 (E)/10,1/14,2 (G)

FONTE: FORD


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.