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O que já sabemos sobre o novo Onix
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O que já sabemos sobre o novo Onix

Segunda geração do carro mais vendido do Brasil está prevista para o segundo semestre

Redação

09 de jan, 2019 · 5 minutos de leitura.

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Prisma novo Onix
Prisma
Crédito:Dianteira da próxima geração do Onix deverá ficar igual à do sedã chinês (Foto: AutoHome.cn/Reprodução)
Prisma novo Onix

O novo Onix é o candidato mais forte a principal lançamento de 2019 no mercado brasileiro. Afinal, estamos falando do líder disparado em vendas no País.

O novo Onix, que foi lançado em 2012 e já passou por algumas reestilizações desde então, vai mudar de geração pela primeira vez.

E, apesar de o Onix atual usar uma plataforma global, desta vez o hatch também deverá ser um carro mundial. Isso porque sua versão sedã, o Prisma, já tem fotos conhecidas.

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E elas não surgiram no Brasil, e sim na China. Abaixo, você vai conferir o que já sabemos sobre o novo Onix em diversos aspectos, como desenho, motores e tecnologia.

Inovações tecnológicas no novo Onix

Um dos segredos do sucesso da atual geração é a central multimídia MyLink. O Onix foi o primeiro modelo do segmento a trazer essa tecnologia.

Atualmente, o sistema MyLink está disponível em toda a linha, seja como item de série ou opcional.


Com esse fato em mente, a Chevrolet apostará novamente na conectividade como principal inovação tecnológica do novo Onix. O carro deverá ser o primeiro da categoria a ter internet 4G a bordo.

Isso porque a Chevrolet já anunciou que, em 2019, esse sistema estreia no Cruze. Depois, todos os carros da marca passarão a trazê-lo.

Pode-se esperar, portanto, que a nova geração do Onix já venha com a tecnologia.


VÍDEO DA SEMANA: OS SEGREDOS DO JEEP COMPASS

 


Desenho

A dianteira deverá ficar igual à do Prisma desenvolvido para o mercado chinês. A grade bem mais larga que a da geração atual já está em alguns carros mundiais da Chevrolet.

Um dos exemplos é o Malibu, vendido pela montadora no mercado norte-americano.

Além disso, o alojamento dos farós de neblina tem formato de L. Ainda não temos informações sobre a traseira e o interior do carro.


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Motores

Apesar de ainda colocar o carro entre os mais econômicos do Brasil e ter recebido melhorias ao longo dos anos, o motor 1.0 do Onix é um dos remanescentes com quatro cilindros. Quase todos os concorrentes (HB20, Ka, Polo, Argo, etc) já têm três-cilindros.

O 1.4 também não é nenhum destaque em modernidade. Espera-se, para a nova geração, finalmente a chegada do motor 1.0 de três cilindros.


O novo Onix vai trazer motores turbo, como Polo e HB20? Ainda não sabemos. Mas é fato que, na China, o Prisma vai ganhar esse tipo de propulsor com 1 litro e 118 cv.

Família

Não é apenas o Chevrolet Onix que vai mudar. A partir de 2020, toda a família será renovada. Ela inclui o Prisma e um novo utilitário-esportivo, sucessor do Tracker.

Esse SUV será feito no Brasil para concorrer com Creta, HR-V e o T-Cross, que chega em março – entre outros modelos.


Cobalt e Spin também são feitos na plataforma do Onix atual. Ainda não sabemos se vão continuar na família com a chegada do novo Onix.

VEJA TAMBÉM: OS SUVS MAIS VENDIDOS DO BRASIL EM 2018

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.