O novo Onix é o candidato mais forte a principal lançamento de 2019 no mercado brasileiro. Afinal, estamos falando do líder disparado em vendas no País.
O novo Onix, que foi lançado em 2012 e já passou por algumas reestilizações desde então, vai mudar de geração pela primeira vez.
E, apesar de o Onix atual usar uma plataforma global, desta vez o hatch também deverá ser um carro mundial. Isso porque sua versão sedã, o Prisma, já tem fotos conhecidas.
E elas não surgiram no Brasil, e sim na China. Abaixo, você vai conferir o que já sabemos sobre o novo Onix em diversos aspectos, como desenho, motores e tecnologia.
Inovações tecnológicas no novo Onix
Um dos segredos do sucesso da atual geração é a central multimídia MyLink. O Onix foi o primeiro modelo do segmento a trazer essa tecnologia.
Atualmente, o sistema MyLink está disponível em toda a linha, seja como item de série ou opcional.
Com esse fato em mente, a Chevrolet apostará novamente na conectividade como principal inovação tecnológica do novo Onix. O carro deverá ser o primeiro da categoria a ter internet 4G a bordo.
Isso porque a Chevrolet já anunciou que, em 2019, esse sistema estreia no Cruze. Depois, todos os carros da marca passarão a trazê-lo.
Pode-se esperar, portanto, que a nova geração do Onix já venha com a tecnologia.
VÍDEO DA SEMANA: OS SEGREDOS DO JEEP COMPASS
Desenho
A dianteira deverá ficar igual à do Prisma desenvolvido para o mercado chinês. A grade bem mais larga que a da geração atual já está em alguns carros mundiais da Chevrolet.
Um dos exemplos é o Malibu, vendido pela montadora no mercado norte-americano.
Além disso, o alojamento dos farós de neblina tem formato de L. Ainda não temos informações sobre a traseira e o interior do carro.
LEIA MAIS
- Polo e Yaris fazem duelo de versões básicas com câmbio automático
- Aprenda a poupar freios na descida da serra para evitar acidentes
Motores
Apesar de ainda colocar o carro entre os mais econômicos do Brasil e ter recebido melhorias ao longo dos anos, o motor 1.0 do Onix é um dos remanescentes com quatro cilindros. Quase todos os concorrentes (HB20, Ka, Polo, Argo, etc) já têm três-cilindros.
O 1.4 também não é nenhum destaque em modernidade. Espera-se, para a nova geração, finalmente a chegada do motor 1.0 de três cilindros.
O novo Onix vai trazer motores turbo, como Polo e HB20? Ainda não sabemos. Mas é fato que, na China, o Prisma vai ganhar esse tipo de propulsor com 1 litro e 118 cv.
Família
Não é apenas o Chevrolet Onix que vai mudar. A partir de 2020, toda a família será renovada. Ela inclui o Prisma e um novo utilitário-esportivo, sucessor do Tracker.
Esse SUV será feito no Brasil para concorrer com Creta, HR-V e o T-Cross, que chega em março – entre outros modelos.
Cobalt e Spin também são feitos na plataforma do Onix atual. Ainda não sabemos se vão continuar na família com a chegada do novo Onix.
VEJA TAMBÉM: OS SUVS MAIS VENDIDOS DO BRASIL EM 2018
15º Kia Sportage
5.648 unidades vendidas
14º Volkswagen Tiguan
5.771 unidades vendidas
13º Hyundai ix35
8.525 unidades vendidas
12º Peugeot 2008
9.745 unidades vendidas
11º Toyota Hilux SW4
13.481 unidades vendidas
10º Honda WR-V
14.797 unidades vendidas
9º Renault Duster
23.579 unidades vendidas
8º Chevrolet Tracker
26.100 unidades vendidas
7º Renault Captur
26.504 unidades vendidas
6º Ford EcoSport
34.497 unidades vendidas
5º Jeep Renegade
46.344 unidades vendidas
4º Nissan Kicks
46.812 unidades vendidas
3º Honda HR-V
47.959 unidades vendidas
2º Hyundai Creta
48.976 unidades vendidas
1º Jeep Compass
60.284 unidades vendidas