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BMW fará recall em M3 e M4 vendidos no Brasil
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BMW fará recall em M3 e M4 vendidos no Brasil

Problema no eixo cardã pode fazer peça se soltar e modelos perderem força; são 33 unidades vendidas e BMW começará a agendar recall no fim de janeiro

Redação

26 de jan, 2019 · 2 minutos de leitura.

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Unidades fabricadas em 2016 podem estar envolvidas no recall
Crédito:Foto: BMW/Divulgação
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A BMW fará um recall em 33 unidades vendidas no Brasil dos M4 Coupé, M4 GTS e M3 produzidos entre junho e setembro de 2016. Os modelos terão o cardã do eixo traseiro substituído por uma falha na montagem.

Segundo a marca, um problema na resistência do material usado para o acoplamento do cardão ao diferencial traseiro pode fazer o conjunto se soltar. Caso isso ocorra, os modelos perderão tração imediatamente, causando a parada do veículo. Dependendo de como o defeito ocorrer, pode até causar acidentes.

BMW fará recall em fevereiro

Até então nenhum incidente relacionado à falha foi detectado pela BMW. O cardã traseiro é feito de fibra de carbono e será trocado por inteiro. Segundo a marca, o procedimento levará cerca de duas horas. O agendamento pode ser feito a partir do dia 31 de janeiro.

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A marca disponibiliza seu site ou o telefone 0800 019 7097 para maiores informações sobre as unidades envolvidas no recall.

Recentemente a BMW revelou que fará um recall também em diversas unidades de vários modelos fabricados entre 1994 e 2002 para resolver problemas crônicos dos modelos. Apenas agora a onda de consertos chegou ao Brasil. A BMW Motorrad também fará um recall em vários modelos de motocicletas vendidos no País.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.