SUVs
Chevrolet/Divulgação

5 SUVs que serão lançados no Brasil no segundo semestre

Novos SUVs prometem agitar o mercado e tem até marcas inéditas que aterrissarão no Brasil antes do fim de 2024

Por Vagner Aquino 02 de jul, 2024 · 9m de leitura.

“O tempo está voando”. Essa é uma das frases que mais se escuta em rodas de conversas. E está, mesmo. Afinal, metade do ano já foi embora. Pois bem, chegamos ao segundo semestre de 2024, hora de fazer aquele balanço e programar as metas para a parte 2 do ano. Muita gente segue esse lema. E no mundo dos carros não é diferente. Nos seis meses que se passaram, vimos diversos lançamentos no País, mas ainda há muita coisa por vir. Principalmente no segmento de SUVs, o que mais bomba no mundo atualmente. E tem até marca inédita.

Embora já tenha trazido modelos para os principais segmentos, como o hatch elétrico Dolphin Mini e o sedã híbrido King, por exemplo, a BYD continua a todo vapor e promete mais lançamentos no Brasil em 2024. Um dos mais aguardados, até pela faixa que vai ocupar, é o Song Pro. Afinal, no mercado nacional, concorrerá com os bem-sucedidos Jeep Compass e Toyota Corolla Cross em porte e em preço, porque a ideia é custar cerca de R$ 200 mil.

BYD Song Pro

BYD
BYD/Divulgação

Disposta a ampliar sua gama de SUVs no País, a BYD trará o Song Pro. Apesar do nome parecido, o modelo da marca chinesa ficará abaixo do Song Plus (que é mais potente). Também tem, em síntese, motorização híbrida plug-in. Une um motor 1.5 a combustão e uma unidade elétrica recarregável em tomadas. Somada, a potência chega a 197 cv e tem torque de 32 mkgf. A expectativa é que o modelo (flagrado pelo Jornal do Carro) chegue em duas versões de acabamento, como acontece na China. O que difere, portanto, é a bateria. No modelo básico, (12,9 kWh) roda em torno de 71 km no modo totalmente elétrico. Na mais cara (18,3 kWh), chega a 110 km. Por fora, o design do Song Pro difere bastante do irmão mais velho. Contudo, por dentro, apesar de um pouco menor, tem praticamente os mesmos mimos, como a tela giratória de 15,6″.

Neta X

Neta X
Neta Auto/Divulgação

Ainda falando em China, a Neta Auto é outra montadora que promete estremecer o mercado. E as coisas já começam a acontecer a partir deste segundo semestre. Quando apresentada no Brasil, em maio, além de afirmar que terá uma fábrica local (operação no método CKD) a montadora confirmou o lançamento de três carros ainda em 2024. Apesar de a marca não falar em nomes, um deles será o X. O SUV elétrico, a princípio, acaba de ser flagrado em testes no Brasil. São 4,53 m de comprimento, quatro opções de motor e duas de tração. Em potência, tem configurações com 152, 163 e 203 cv, bem como uma de 228 cv, estas com tração dianteira. Com tração integral, e auxílio de dois motores, o Neta X AWD conta com 299 cv, além de autonomia de 400 a 660 km (ciclo CNTC). No mercado chinês, a princípio, o modelo tem pacote de condução autônoma de Nível 4, com radares laser LiDAR e sensores. Acredita-se que chegue como o carro chefe da marca no Brasil.

Hyundai Palisade

Hyundai Palisade
Hyundai/Divulgação

Depois de fechar acordo com a Caoa, a Hyundai Motor Brasil assumiu toda a operação de importação da montadora no País. E os primeiros frutos já começam a render. Para o segundo semestre, a montadora já definiu que o Palisade chegará ao mercado brasileiro. O grandalhão tem oito lugares e estreou em 2020 para substituir o Santa Fe em alguns mercados, como os Estados Unidos. Para isso, no entanto, conta com 4,98 metros de comprimento, 1,98 m de largura e 1,75 m de altura. O entre-eixos é de 2,90 metros. Quando foi apresentado à imprensa brasileira, o modelo estava com o motor 3.8 V6 com 295 cv de potência e 36,1 mkgf de torque máximo. Levando em conta que, no Brasil, há apenas dois modelos com oito assentos (Kia Carnival e JLR Defender 130), o novato da marca sul-coreana deverá ter preço superior a meio milhão de reais. Isso, se não vier com versão híbrida (e ainda mais cara).


Citroën Basalt

SUVs
Citroën/Divulgação

Ao contrário da Hyundai, a Citroën aposta apenas em SUVs compactos e, agora, portanto, trará o terceiro integrante do projeto C-Cubed. Com produção em Porto Real (RJ), o SUV-cupê Basaltflagrado em testes na semana passada, em Minas Gerais – deriva da família C3, composta pelo hatch e pelo SUV de sobrenome Aircross. O novato terá versões equipadas com motor 1.0 turbo (130 cv) ou aspirado (75 cv) em conjunto com o câmbio manual de cinco marchas e automático do tipo CVT, com sete marchas simuladas. Em síntese, o modelo deve rondar os 4,26 metros de comprimento. O entre-eixos, de 2,67 m, seguirá o padrão do C3 Aircross. Além disso, contará com um bom porta-malas. Algo em torno de 500 litros, para manter-se competitivo no segmento. Por falar nisso, no Brasil, o modelo deve rivalizar (além do Fiat Fastback) com nomes como Volkswagen Nivus, Renault Kardian, Nissan Kicks e até o próprio Fiat Pulse.

Chevrolet Blazer EV

SUVs
GM/Divulgação

Mesmo depois de renovar Spin, S10 e Trailblazer, a GM ainda reserva fôlego para este ano. É tanto que está próxima a chegada do Blazer elétrico. O SUV já desembarcou no Brasil, mais precisamente, no porto de Vitória (ES). Seu primeiro lote chegou, importado do México, no mês passado. Com base na plataforma Ultium, tem propulsão puramente elétrica. Ainda não se fala em versões, mas as imagens de divulgação da marca deixam claro que se trata da versão RS (a notar pela grade e pelas rodas). A configuração, portanto, conta com tração AWD (integral) ou RWD (traseira). Tem, além de motor elétrico de 292 cv e 46 mkgf de torque, barra na dianteira e gravatinha da Chevrolet iluminadas, head-up display e detalhes do acabamento dianteiro pintados de preto. A central multimídia, por fim, terá elementos nativos e não oferecerá conexão com Apple CarPlay e Android Auto.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Cep inválido
CPF/CNPJ inválido
Telefone inválido
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.