Leitor quer saber se o combustível aditivado melhora economia e desempenho
22 de nov, 2015 · 5 minutos de leitura.
Publicidade
Tenho duas dúvidas: combustível aditivado reduz o consumo e melhora o desempenho?
Com a alta de preços do etanol, tenho abastecido com gasolina, mas queria saber se isso resulta em mais poluição.
CELSO RINALDI DE CAMPOS
Por e-mail
Publicidade
RESPOSTA
O combustível aditivado possui detergentes e dispersantes, cuja função é evitar a formação de depósitos de carvão nas válvulas de admissão e na câmara de combustão do motor. A curto prazo, não altera nem economia nem desempenho.
O combustível comum e o aditivado têm a mesma octanagem (resistência à detonação). Portanto, o rendimento não se altera.
No entanto, de acordo com o diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Rogério Gonçalves, a longo prazo o combustível aditivado tende a trazer benefícios para o veículo.
Por impedir a formação de depósitos, teoricamente esse tipo de combustível preservaria por mais tempo as características originais do motor. Não haverá melhora no desempenho, mas, por outro lado, também não ocorrerá piora nesse quesito.
Recente levantamento de preços feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) revela que abastecer veículos flexíveis com etanol não está sendo vantajoso em quase nenhum Estado brasileiro.
Em São Paulo, por exemplo, onde o produto de origem vegetal costuma ter preço competitivo, na média o litro está custando 72% do preço da gasolina.
Segundo a pesquisa, o derivado da cana-de-açúcar tem preço médio de R$ 2,489 e a gasolina, de R$ 3,458.
Abaixo de 30% de diferença da relação entre os dois preços, passa a ser vantajoso abastecer com o derivado de petróleo.
Nesse caso, há ganho em termos de autonomia (com gasolina, o motor fica mais econômico), embora haja uma elevação no nível de emissão de CO2.
Ainda de acordo com a ANP, atualmente só compensa abastecer com etanol em dois Estados: Goiás e Mato Grosso.
Por outro lado, o Amapá é onde os preços médios entre esses dois combustíveis estão mais próximos: o etanol custa R$ 3,050, ou 86% do valor do litro da gasolina (R$ 3,545).
BÔNUS:Carros antigos são encontrados em chácara de SP
1/31
Chácara é abrigo de carros nacionais antigos
Chácara no interior de SP guarda uma série de carros antigos e em estado de originais. Os modelos pertencem ao proprietário da chácara que os mantém guardados sob capas e apoiados em cavaletes na varanda da casa. A VW Variant 1972 tem 7 mil km e até plásticos nos bancos e a Brasília 15 mil km.
2/31
Chácara é abrigo de carros nacionais antigos
Chácara no interior de SP guarda uma série de carros antigos e em estado de originais. Os modelos pertencem ao proprietário da chácara que os mantém guardados sob capas e apoiados em cavaletes na varanda da casa. A VW Variant 1972 tem 7 mil km e até plásticos nos bancos e a Brasília 15 mil km.
3/31
VW FUSCA
Chácara no interior de SP guarda uma série de carros antigos e em estado de originais. Os modelos pertencem ao proprietário da chácara que os mantém guardados sob capas e apoiados em cavaletes na varanda da casa. A VW Variant 1972 tem 7 mil km e até plásticos nos bancos e a Brasília 15 mil km.
4/31
VW GOL BX "BATEDEIRA"
Chácara no interior de SP guarda uma série de carros antigos e em estado de originais. Os modelos pertencem ao proprietário da chácara que os mantém guardados sob capas e apoiados em cavaletes na varanda da casa. A VW Variant 1972 tem 7 mil km e até plásticos nos bancos e a Brasília 15 mil km.
5/31
Chácara é abrigo de carros nacionais antigos
Chácara no interior de SP guarda uma série de carros antigos e em estado de originais. Os modelos pertencem ao proprietário da chácara que os mantém guardados sob capas e apoiados em cavaletes na varanda da casa. A VW Variant 1972 tem 7 mil km e até plásticos nos bancos e a Brasília 15 mil km.
6/31
DKW CANDANGO
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
7/31
DKW CANDANGO
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
8/31
VW BRASÍLIA 1974
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
9/31
VW BRASÍLIA 1974
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
10/31
VW BRASÍLIA 1974
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
11/31
VW BRASÍLIA 1974
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
12/31
VW BRASÍLIA 1974
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
13/31
VW BRASÍLIA 1974
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
14/31
VW BRASÍLIA 1974
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
15/31
VW BRASÍLIA 1974
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
16/31
VW BRASÍLIA 1974
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
17/31
VW BRASÍLIA 1974
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
18/31
VW BRASÍLIA 1974
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
19/31
VW BRASÍLIA 1974
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
20/31
VW BRASÍLIA 1974
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
21/31
CHEVROLET CHEVETTE 1983
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
22/31
CHEVROLET CHEVETTE 1983
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
23/31
CHEVROLET CHEVETTE 1983
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
24/31
VW FUSCA
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
25/31
VW FUSCA
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
26/31
FORD DEL REY
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
27/31
GORDINI
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
28/31
GORDINI
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
29/31
FORD CORCEL II
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
30/31
FORD DEL REY
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes
31/31
VW VARIANT
Especializado na busca de carros antigos, Julio Raridades encontrou uma chácara no interior de São Paulo uma série de carros antigos, alguns raros, como o DKW Candango, uma espécie de jipe baseado no modelo dois tempos, vários modelos da VW e alguns Ford. Todos são conservados sob capas e apoiados em cavaletes