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Abasteço com gasolina comum ou aditivada?
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Abasteço com gasolina comum ou aditivada?

Leitor quer saber se o combustível aditivado melhora economia e desempenho

22 de nov, 2015 · 5 minutos de leitura.

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 Abasteço com gasolina comum ou aditivada?
Com a alta de preços do etanol, atualmente está compensando abastecer com gasolina em São Paulo
Tenho duas dúvidas: combustível aditivado reduz o consumo e melhora o desempenho?

Com a alta de preços do etanol, tenho abastecido com gasolina, mas queria saber se isso resulta em mais poluição.

CELSO RINALDI DE CAMPOS
Por e-mail

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RESPOSTA

O combustível aditivado possui detergentes e dispersantes, cuja função é evitar a formação de depósitos de carvão nas válvulas de admissão e na câmara de combustão do motor. A curto prazo, não altera nem economia nem desempenho.

O combustível comum e o aditivado têm a mesma octanagem (resistência à detonação). Portanto, o rendimento não se altera.


No entanto, de acordo com o diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Rogério Gonçalves, a longo prazo o combustível aditivado tende a trazer benefícios para o veículo.

Por impedir a formação de depósitos, teoricamente esse tipo de combustível preservaria por mais tempo as características originais do motor. Não haverá melhora no desempenho, mas, por outro lado, também não ocorrerá piora nesse quesito.

Recente levantamento de preços feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) revela que abastecer veículos flexíveis com etanol não está sendo vantajoso em quase nenhum Estado brasileiro.


Em São Paulo, por exemplo, onde o produto de origem vegetal costuma ter preço competitivo, na média o litro está custando 72% do preço da gasolina.

Segundo a pesquisa, o derivado da cana-de-açúcar tem preço médio de R$ 2,489 e a gasolina, de R$ 3,458.

Abaixo de 30% de diferença da relação entre os dois preços, passa a ser vantajoso abastecer com o derivado de petróleo.


Nesse caso, há ganho em termos de autonomia (com gasolina, o motor fica mais econômico), embora haja uma elevação no nível de emissão de CO2.

Ainda de acordo com a ANP, atualmente só compensa abastecer com etanol em dois Estados: Goiás e Mato Grosso.

Por outro lado, o Amapá é onde os preços médios entre esses dois combustíveis estão mais próximos: o etanol custa R$ 3,050, ou 86% do valor do litro da gasolina (R$ 3,545).


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