Diogo de Oliveira

23/11/2021 - 9 minutos de leitura.

Aceleramos o novo Audi A3 nas versões hatch e sedã, veja os preços

Quarta geração do Audi A3 chega ao Brasil importada da Alemanha, com design afiado e moderno, e cabine que lembra carros mais caros da marca

Quarta geração do Audi A3 chega ao Brasil importado da Alemanha nas versões Sportback (hatch) e sedã Crédito: Audi/Divulgação

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Depois de alguns meses em pré-venda, o novo Audi A3 está no Brasil. Tal como nas gerações anteriores, o modelo está disponível nas carrocerias Sportback (hatch) e sedã, que têm preços iguais. A versão de entrada S Line Limited tem tabela de R$ 229.990, enquanto a topo de linha Performance Black custa R$ 264.990. Vale dizer, porém, que os valores são para vendas diretas, bem como são promocionais de estreia da nova geração.

Outro detalhe relevante é que as versões trazem mecânicas diferentes, ambas a gasolina. O A3 S Line Limited vem com o 1.4 TFSI turbo de 150 cv (presente em vários modelos da Volkswagen, mas em versão flex), enquanto o Performance Black traz o 2.0 TFSI de 190 cv. Assim, os modelos entregam desempenhos distintos de potência e torque.

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Além disso, os câmbios também mudam: o 1.4 TFSI é conectado à caixa automática Tiptronic de 8 marchas, e o 2.0 turbo trabalha com o automatizado S tronic de dupla embreagem e 7 marchas.

Feita essa diferenciação, os novos A3 Sportback e sedã são basicamente o mesmo carro, exceto pela diferença de volume no porta-malas. O hatch tem um compartimento interessante de 380 litros, enquanto o sedã comporta 425 litros no bagageiro.

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Nova geração

Esta é a quarta geração do Audi A3, que tem uma importância enorme para a marca das quatro argolas. Aqui no Brasil, por exemplo, a fabricante já emplacou mais de 90.000 unidades do A3 em gerações anteriores desde 1997, quando o modelo chegou ao País. Sua presença é tão marcante, que o médio da marca alemã já teve duas linhas feitas no Paraná.

Entretanto, o novo Audi A3 vem importado de Ingolstadt, na Alemanha, com proposta um pouco diferente. O modelo está com tamanho maior e design e acabamento mais fino. O novo painel, por exemplo, destaca-se com presença de materiais elegantes e traz até um novo tipo de costura trançada na parte superior, transmitindo maior requinte.

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A própria Audi reconhece que o novo A3 não é mais aquele carro de entrada. Além do maior capricho nos detalhes, o médio agora tem um extenso cardápio de customizações. Segundo a marca, 90% das peças de estamparia são novas, com destaque para as laterais cheias de vincos e com linha de cintura alta, que realça a musculatura.

Quando vistos por fora, os novos Audi A3 Sportback e sedã também se destacam pelos LEDs dinâmicos e até customizáveis que iluminam os faróis e lanternas. Esses LEDs criam um efeito tridimensional que dá um toque tecnológico ao design. Por falar nele, as novas linhas têm o estilo mais recente da Audi e dão aparência mais aerodinâmica e esportiva.

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Interior high-tech

Por dentro, a Audi claramente buscou reforçar a sensação de luxo a bordo. O novo A3 não só capricha nos materiais, mas também no design do painel, que está mais moderno e com melhor integração da central multimídia. O tela de 10″ fica voltada ao motorista, é sensível ao toque e tem navegação intuitiva. No console, há um novo botão sensorial para o sistema.

Dessa forma, o painel agora parece envolver o condutor, que conta com um enorme display atrás do volante, de 12,3 polegadas e customizável. O Audi Virtual Cockpit, como a marca chama, permite alternar entre diferentes modos de visualização, bem como é simples de operar por meio dos botões no volante. Este, por sinal, é uma das poucas peças mantidas.

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Ainda no painel, outra novidade está na base do console onde ficava a alavanca do câmbio. Agora, a transmissão é eletrônica (Shift By Wire), e, por isso, a operação é feita por um pequeno joystick. A solução deixou o painel do A3 com aspecto mais sofisticado e limpo. O console também ganhou duas entradas USB-C, além de carregador por indução.

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No geral, o único defeito do novo A3 é a ausência de tecnologias de segurança semiautônoma. Não há, por exemplo, sistema de frenagem de emergência, nem alerta de ponto cego ou assistente de permanência em faixa. Neste primeiro lote, a Audi não oferecerá tais recursos nem como opcionais, mas apenas os faróis Full LED matriciais.


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Primeiras impressões

Com tantas novidades, a quarta geração do Audi A3 está mais imersiva. O design do painel deixa a posição de guiar mais envolvente. As duas grandes telas Full HD exibem todas as informações do carro e do smartphone conectado à multimídia. Todos os comandos ficam à mão e a ergonomia ganha um toque esportivo com os bancos dianteiros do tipo concha.

Dada a partida, porém, temos um velho conhecido. Trata-se do motor 2.0 TFSI a gasolina, já utilizado há uma década pela Audi e outras marcas do grupo Volkswagen. Aqui no Brasil, esse motor equipa, por exemplo, Jetta GLI e Tiguan Allspace R-Line. Entretanto, a despeito da idade, ele continua forte no A3, com 190 cv e aceleração de zero a 100 km/h em 7,4 segundos.


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Parte dessa tocada esportiva vem da combinação com o câmbio S tronic de dupla embreagem e 7 marchas. A transmissão é ágil e faz o novo A3 ganhar velocidade rapidamente. A tração continua dianteira, mas, nesta geração, o Sportback e o sedã voltam a contar com suspensão traseira por braços múltiplos, o que se traduz em maior conforto e equilíbrio em movimento.

Com tantos SUVs no mercado, foi agradável acelerar um hatch e um sedã de luxo com tocada esportiva. O centro de gravidade mais baixo em relação aos utilitários deixa a direção do novo A3 mais direta e prazerosa, bem como entrega um rodar mais seguro e próximo do chão. Esse é seu maior trunfo, afinal, para atrair antigos e novos clientes para a marca.


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