Você está lendo...
Airbags defeituosos da Takata fazem novas vítimas nos EUA
Manutenção

Airbags defeituosos da Takata fazem novas vítimas nos EUA

Maior recall automotivo do mundo envolve veículos equipados com airbags da Takata; dispositivo pode explodir atirando estilhaços de metal

João Del Arco, Especial para o Jornal do Carro

31 de dez, 2022 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Air bags
Takata provocou o maior e mais longo recall da história; problema no air bag já soma quase 300 feridos e 30 mortes em todo o mundo
Crédito:Rebecca Cook/Reuters
Air bags da Takata

O governo dos Estados Unidos confirmou mais uma morte causada pelos airbags “mortais” da Takata. Trata-se da quinta morte relacionada ao problema em 2022. As autoridades no país reforçaram os pedidos para que os proprietários façam o reparo imediatamente. Na última década, recolheu-se mais de 100 milhões de dispositivos Takata no mundo.

Trata-se, portanto, do maior recall automotivo da história. Ou seja, quase todas as marcas realizaram recalls de airbags da Takata, inclusive no Brasil. Carros feitos entre 2001 e 2017 são os mais afetados. Em caso de dúvida, os proprietários podem consultar o serviço de atendimento das montadoras pela internet ou por telefone. Basta informar o chassis ou placa.



Troca dos airbags defeituosos é gratuita

Os dispositivos podem liberar estilhaços de metal ao abrir após uma colisão. A falha, contudo, está em um ignitor que pode quebrar após exposição prolongada a variações de temperatura e umidade. A Stellantis afirma que um total de 114 campanhas foram feitas ao longo dos últimos 7 anos nos EUA. Além disso, a montadora, dona de marcas muito afetadas pelo problema nos EUA, como Jeep e Dodge, já substituiu mais de 6 milhões de peças defeituosas.

Publicidade


Em novembro, o grupo pediu a 276 mil proprietários que parassem seus carros imediatamente nos EUA, após relatos de mortes. Contudo, só 2 mil proprietários levaram seus carros para substituir os airbags defeituosos por novos. Mortes com modelos Honda e Ford também foram registradas em 2022. Autoridades calculam 33 mortes por causa dos airbags da Takata.

recall
Joe Skipper/REUTERS

Vale lembrar que o reparo é gratuito e leva pouco minutos. Não importa o ano de fabricação, tampouco se o carro possui alterações mecânicas ou multas. Desse modo, uma vez identificada a necessidade de reparo, estacione o seu carro e providencie o reparo junto à rede de concessionárias do fabricante. No Brasil, marcas como BMW, Chevrolet, Honda, Volkswagen e Citroën, por exemplo, têm chamados para os airbags Takata.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião