Você está lendo...
Airbag do passageiro faz 25 anos
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Airbag do passageiro faz 25 anos

O airbag para passageiro da frente está fazendo seu 25° aniversário. A tecnologia foi apresentada pela primeira vez no Salão Internacional de Frankfurt, em setembro de 1987, pela Mercedes-Benz.

13 de ago, 2012 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Airbag do passageiro faz 25 anos

O airbag para passageiro da frente está fazendo seu 25° aniversário. A tecnologia foi apresentada pela primeira vez no Salão Internacional de Frankfurt, em setembro de 1987, pela Mercedes-Benz. O Classe S da série 126 foi o primeiro carro produzido em série a ter o equipamento.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

Publicidade


O Classe S da série 126 já havia recebido, em 1981, o Sistema de Retenção Suplementar (SRS), que incluía o airbag do motorista e o tensionador do cinto de segurança, foi oferecido inicialmente como opcional. O equipamento foi fruto de uma pesquisa iniciada em meados da década de 1960.

Quando os sensores detectam uma colisão, uma carga propelente é inflamada e, em milésimos de segundo, o nitrogênio produzido por esse processo infla uma bolsa feita de um tecido especial. O acolchoado que assim se forma evita um choque direto das pessoas com o painel.

Enquanto o airbag do motorista fica alojado no volante, o do passageiro da frente, nas suas primeiras versões, ocupava a área que, normalmente, seria do porta-luvas. Graças aos novos módulos de airbags, os veículos, mais tarde, recuperaram o porta-luvas.


O airbag para passageiro lançado em 1987 utilizava a mesma tecnologia que o pioneiro sistema de proteção para o motorista. Ele começou a ser oferecido como opcional para os sedãs e cupês da Classe C, em fevereiro de 1988. Logo depois, a Mercedes-Benz passou a oferecer o airbag para o passageiro da frente como opcional também para os modelos de porte médio da série 124. Já em 1994, passou a ser equipamento de série em todos os carros de passeio da Mercedes-Benz. O airbag para o motorista já era item de série desde 1992.

Deixe sua opinião