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Americanos prometem esportivo de 2.000 cv
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Americanos prometem esportivo de 2.000 cv

Em desenvolvimento, modelo promete superar Bugatti, Koenigsegg e Hennessey no recorde de velocidade

28 de mar, 2014 · 2 minutos de leitura.

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 Americanos prometem esportivo de 2.000 cv
Carro quer superar os velozes Veyron, One:1 e Venom GT

Uma empresa chamada Trion SuperCars mostrou a primeira imagem do Nemesis, supercarro que a marca estaria desenvolvendo. Situada na California, a empresa diz que o Nemesis terá um V8 biturbo com mais de 2.000 cv de potência. Projetado para ter um chassi em fibra de carbono reforçado com liga de níquel-cromo, ele vai contar com uma transmissão sequencial de oito marchas.

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Com esse conjunto, a marca promete uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e velocidade máxima de 280 km/h. A TSC informa ainda que o modelo terá um modo “Predador” que altera a iluminação da cabine, suspensão, sistema de exaustão, altura do solo e limite de giro do motor.

Armada de “alguma” arrogância, tendo em vista que o carro ainda é um projeto, a TSC afirma no comunicado que o veículo vai superar Bugatti Veyron, Koenigsegg One:1 e o atual “velocista” da categoria, o Hennssey Venom GT.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.