Você está lendo...
Andamos no Honda NSX que chega em 2017
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Avaliação

Andamos no Honda NSX que chega em 2017

A "Ferrari japonesa" tem motor V6 híbrido que gera 573 cv de potência; preço estimado é de R$ 1 milhão

27 de out, 2015 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

 Andamos no Honda NSX que chega em 2017
Modelo será vendido nos EUA e Europa como Acura, mas no Brasil será Honda

Em 2012, a Honda anunciou que traria a nova geração do NSX ao Brasil e a ofereceria com a marca Acura. Mudanças no panorama do mercado, porém, fizeram a empresa desistir de trazer sua marca de luxo, mas o superesportivo não está descartado. Sua vinda deve ocorrer até 2017, após a estreia nos EUA (em 2016) com o logotipo Honda. Por causa da grande oscilação do dólar, ainda não há preço, mas fontes estimam valor em torno de R$ 1 milhão.

Avaliamos o modelo no Japão em uma pista de testes do complexo de Tochigi, onde mais de 10 mil colaboradores trabalham no desenvolvimento de produtos da Honda. O exemplar era de pré-série, uma vez que a produção em escala regular só terá início no ano que vem.

Publicidade


Embora tenha sido desenvolvido nos EUA, o NSX é o símbolo máximo do poderio da marca nipônica. Chamado por muitos de Ferrari japonesa em sua primeira geração, da década de 90 (cujo projeto teve o piloto Ayrton Senna como colaborador), o NSX é um carro fantástico, que mostra carisma logo no primeiro contato.

O visual é tão afiado quanto uma katana, a tradicional espada dos samurais e guerreiros japoneses. Mas são o desempenho e a dirigibilidade as melhores armas do modelo. Agora híbrido, o NSX tem motor V6 bitubo de 500 cv e mais três elétricos (dois na frente, um em cada roda) de 73 cv no total, para gerar torque instantâneo.

O resultado são acelerações impressionantes, com retomadas que chamam ainda mais a atenção. Como o limite de velocidade da pista de testes era de 180 km/h, tivemos de obedecer a regra, mas a rapidez com que o ponteiro alcança essa marca chega a assustar. A tarefa é cumprida em menos de 10 segundos.


Rodando a 140 km/h, basta pisar de leve no acelerador para chegar a 180 km/h em um piscar de olhos. Isso porque boa parte dos 66 mkgf de torque é entregue 0,2 milissegundos após o início da aceleração. Há ainda o ótimo trabalho do câmbio automatizado de dupla embreagem e nove marchas e os baixos 1.725 quilos.

Cupê é sólido e tem ótima estabilidade. Por ter cárter seco para melhorar o centro de gravidade, distribuição de peso de quase 50-50 e tração integral, o NSX também fica bem grudado no chão.

Agrada a forma como o Honda entra nas curvas, totalmente equilibrado, e como sai, pegando cada quilo de força e jogando para a frente, não para os lados. Não é todo dia que se guia um esportivo tão sólido e à mão do motorista.


É a mesma sensação que se tem ao pilotar as motos superesportivas da marca. Mesmo sendo muito potentes, é como se elas tivessem sido suas a vida inteira, tamanha a facilidade no uso. Um carro com esse comportamento promete fazer muito sucesso entre os clientes que gostam de se divertir nas pistas.

A posição de dirigir é muito boa. E, embora seja um esportivo nato, o NSX não é apertado e oferece visibilidade razoável. O motorista fica sentado rente ao assoalho, o que ajuda a manter o volante centralizado com a visão da pista. Todos os comandos são fáceis de alcançar e o acabamento é excelente.

VIAGEM A CONVITE DA ANFAVEA


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.