Você está lendo...
20 coisas que todo apaixonado por carros precisa fazer ao menos uma vez na vida
Notícias

20 coisas que todo apaixonado por carros precisa fazer ao menos uma vez na vida

Dirigir em Autobahn, ir à corridas de Fórmula 1, cruzar os Estados Unidos de ponta a ponta são coisas que os apaixonados por carros precisam fazer

Vagner Aquino

04 de out, 2020 · 9 minutos de leitura.

Publicidade

carros
Lamborghini Aventador
Crédito:Lamborghini/Divulgação

Se você é daqueles pirados em carros, certamente tem enésimas histórias para contar. E é, justamente, para dar um empurrãozinho na imaginação desses apaixonados de plantão que nós separamos, aqui, 20 coisas que todo entusiasta deve fazer, ao menos, uma vez na vida. Quem nunca sonhou em dirigir numa Autobahn pisando sem dó no acelerador e sem medo de levar multa? Ou mesmo guiar no lado oposto da estrada, como na Inglaterra ou no Japão?

Pois é, a lista é grande. Mas se a ideia é começar de maneira suave, basta ter um carro divertido para o fim de semana. Não é necessário que ele seja caro ou extremamente veloz. Um simpático Fiat 126, por exemplo, pode arrancar sorrisos pelas ruas. Os antigos também são ímã de olhares e provocam torcicolos por onde quer que passem.

Por falar em antigo, se você curte carro, é inaceitável não ter guiado um Fusca. Esse ícone da indústria automotiva tem motor traseiro e um legado que colocou milhões de pessoas em todo o mundo sobre rodas. Estar ao volante do pequeno besouro é como viajar na cultura, na história e, ainda, na mecânica raiz que, como poucos, ele pode oferecer.

Publicidade




carro

Porém se você quer mais emoção, dirija um carro movido a motor V12. Essas máquinas poderosas pode garantir uma das experiências mais memoráveis ​​que você pode ter como um entusiasta. O coração bate mais forte com o som dos 12 pistões. Sem contar a resposta do motor quando se pisa fundo no acelerador. De fato, faz um V8 parecer manso. Uma dica é a gama de aspirados da Lamborghini.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se


Tenha experiência em pista

Se o lance é rapidez, uma boa ideia é passar um dia na pista. Neste ambiente revelador, é possível entender do que um carro é capaz, afinal, é impossível exceder todo o potencial de um veículo em vias públicas. Participar do evento anual Goodwood Festival of Speed (no sul da Inglaterra) também é uma boa para ver grandes ícones em ação.

Como todo apaixonado por carro, você certamente se interessa em assistir uma corrida na arquibancada de um autódromo. Seja Grande Prêmio de Fórmula 1, Rally do País de Gales ou mesmo as 24 Horas de Le Mans, não deixe de fazê-lo. Além de conferir os bastidores, ali, de pertinho, ouvir o ronco dos motores é impagável. Pode render até boas amizades, afinal, o público têm o mesmo ideal.

E um bom papo sobre carros sempre rende. Imagine se for uma conversa com alguém que desenha carros. Falar com um profissional que tenha optado por essa área, afinal, é a melhor maneira de ter uma visão total de como uma montadora atua. Transformar um carro-conceito em um modelo de produção é um processo longo e complexo, ninguém melhor para explicar tudo isso como designers ou mesmo engenheiros.




carros

A oportunidade para conhecer esses profissionais, aliás, é participar de um grande Salão do Automóvel. Sem contar que, para quem gosta de carros, ter as principais novidades ao alcance das mãos é uma experiência incrível.

Visite fábricas e museus de carros

Depois de conversar com um design, e de ter a oportunidade de conhecer as mais variadas máquinas durante uma mostra automotiva, você, certamente, vai querer saber de onde isso tudo saiu. Então, não deixe de visitar uma fábrica de veículos. Ver as etapas envolvidas na transformação de uma peça de chapa metálica em um carro é uma experiência reveladora. Todas são diferentes, e têm desde conceitos artesanais até os complexos que dependem quase exclusivamente de robôs.


Para quem curte história, visitar museus pode ser excelente opção. Na lista, estão o Lane Motor Museum e o Museu Petersen. O primeiro se autodenomina a maior coleção de carros europeus nos Estados Unidos. Fica em Nashville, Tennessee. Já o segundo (em Los Angeles), reúne de udo um pouco, desde os mais emblemáticos, como o Ford Model T, até os hot rods. A Alemanha também tem boas opções. Mercedes-Benz (Stuttgart) e Porsche (Wolfsburg).

carros

Ao volante das mais diversas formas…

Quem é fã de carro, certamente, gosta de dirigir. Neste caso, todo tipo de experiência é válida, como guiar um veículo 4×4 em trechos off-road, ou mesmo conduzir um automóvel pré-segunda guerra mundial. Mas tem quem prefira dominar a fera em um lago congelado, Neste caso, geralmente há muito espaço para erros, então, nada de medo. O drift está liberado.


…E nos mais diversos locais

Dirigir pelos Estados Unidos, por exemplo, permite grande variedade de paisagens. A experiência inclui desertos, montanhas cobertas de neve e grandes centros urbanos, entre outros cenários. Ir de Los Angeles a Nova York pode ser uma boa. São quatro a cinco dias (dependendo da rota) de extrema diversão.

carros

No sentido de realização de sonho, vale a pena dirigir o carro de um herói. Quem nunca desejou guiar um dos carros de Velozes e Furiosos, por exemplo, ou mesmo um dos Aston Martin de James Bons que atire a primeira pedra.


E tem também aquela realidade mais modesta, como, guiar um carro kei, no Japão. Isso, certamente, o levará a outro patamar no quesito minimalismo. Desde 2019, um veículo dessa categoria não pode ter mais que 3,38 metros. E o motor, de até 660 cc, precisa ter menos que 63 cv de potência.

Por fim, independentemente do carro, do lugar, da experiência, o importante é não chegar ao fim da vida sem aprender mecânica básica. Trabalhar em um carro é como uma terapia para muitos entusiastas. Seja trocando um conjunto de velas de ignição ou substituindo pastilhas de freio gastas, a felicidade está tanto no serviço em si quanto na economia com profissionais da área.

Deixe sua opinião