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Aprenda a dirigir no asfalto e na lama
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Aprenda a dirigir no asfalto e na lama

Várias marcas de veículos oferecem no Brasil cursos em pistas de asfalto e fora de estrada. O objetivo é ensinar seus clientes ? e, em alguns casos, qualquer interessado ? como funcionam os recursos tecnológicos e técnicas de pilotagem

16 de out, 2011 · 4 minutos de leitura.

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 Aprenda a dirigir no asfalto e na lama

MARCELO FENERICH

Várias marcas de veículos oferecem no Brasil cursos de pilotagem em asfalto e fora de estrada. O objetivo é ensinar seus clientes – e, em alguns casos, qualquer interessado – como funcionam os recursos tecnológicos do veículo, além de técnicas adequadas para guiá-lo.

A nova integrante desse grupo é a Land Rover, que inaugura na próxima semana um centro de treinamento em Monte Mor, no interior do Estado. Confira algumas opções de cursos, com preços que vão de R$ 350 a R$ 3.950.

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Na terra
A Land Rover abrirá na quinta-feira seu primeiro centro de treinamento da América Latina. Por R$ 800, o curso básico ensina como funcionam as tecnologias de um dos modelos da marca – o aluno pode escolher qual deles. No Nível 1, a R$ 1.200, dá para encarar alguns desafios de médio grau de dificuldade. Há ainda uma trilha noturna, que custa R$ 500 por pessoa, para grupos com, no mínimo, oito integrantes. Para participar do treinamento da Land Rover não é necessário ser proprietário de veículo da marca.

No asfalto
A Audi tem dois cursos de pilotagem por ano no Autódromo de Interlagos por R$ 3.500 cada. Além de participar do programa o aluno recebe equipamento completo (macacão, balaclava, capacete, luvas e sapatilhas).

Fãs da BMW podem participar do Driver Training, em uma pista de testes no interior do Estado. Há três módulos: Básico (por R$ 1.600), Avançado (a R$ 2.300) e Protection (R$ 2.500). Por R$ 800, a Porsche oferece aulas de noções de pilotagem, mas só para donos de veículos da marca. Os de Audi e BMW são abertos ao público em geral.


Correndo por fora
No Centro de Pilotagem Roberto Manzini há vários cursos. Como o de competição (R$ 3.950), piloto por um dia (R$ 1.450), direção defensiva (R$ 1.190) e defensiva e evasiva (R$ 2.450). Já o da Técnica 4×4 ensina a desbravar as trilhas por R$ 335.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.