Você está lendo...
Ar-condicionado no carro: como enfrentar a onda de calor no trânsito
Manutenção

Ar-condicionado no carro: como enfrentar a onda de calor no trânsito

Reunimos algumas dicas sobre cuidados que você deve ter com o seu ar-condicionado diante da forte onda de calor que chegou ao Brasil

Redação

14 de nov, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

ar-condicionado combustível
Com a onda de calor, veja algumas dicas de como cuidar do seu ar-condicionado
Crédito:Pixbay/divulgação

O verão ainda não chegou, mas as altas temperaturas registradas no País essa semana deixam claro que ele está chegando. Em cidades como o Rio de Janeiro, a sensação térmica passa dos 50 °C. Aliás, ficou tão quente que o ar-condicionado de muitos carros parece não dar conta. Pensando nisso, o Jornal do Carro traz algumas dicas para melhorar a eficiência da refrigeração. E garantir que você não passe perrengue no trânsito.

Confira abaixo algumas dicas de como manter seu ar gelando sempre em dia, sem precisar ficar na mão quando o calor chegar.



ar-condicionado combustível
Nissan/Divulgação

Publicidade


Verifique o estado do filtro de cabine

O filtro de cabine é um componente crucial para o desempenho do ar-condicionado. Substitua-o conforme as recomendações do fabricante no manual do carro. Um filtro em boas condições contribui para a qualidade do ar na cabine, bem como bloqueia odores e retém poluentes.

Use seu ar-condicionado regularmente

Mesmo em dias mais amenos, é essencial ligar o ar-condicionado para manter a lubrificação. Bem como o funcionamento dos componentes. O uso constante ajuda a garantir a circulação do gás do ar-condicionado, e resulta em um resfriamento mais rápido.

Tenha cuidado com a recirculação do ar

Entretanto, lembre-se de que a recirculação pode diminuir a durabilidade do filtro do ar-condicionado. E criar um ambiente com ar “viciado”. Por isso, utilize-a com parcimônia. Assim, vai renovar o ar da cabine com frequência. O acúmulo de dióxido de carbono pode reduzir o nível de oxigênio no ambiente e, então, causar desconforto. Além disso, o ar pobre de oxigênio também aumenta o risco de transmissão de doenças.


Sistema Start/Stop pode ser um incômodo no calor

Carros mais modernos trazem de fábrica o sistema Start/Stop. Este basicamente desliga o motor do veículo em determinadas situações para poupar combustível. O problema é que a maioria dos sistemas de ar-condicionado utiliza compressor mecânico. Ou seja, é necessário que o motor do carro esteja ligado. Por isso, nos dias de temperatura mais alta, é bom desligar o Start/Stop.

Ar-condicionado é mais que luxo, é item de segurança

O funcionamento correto do ar-condicionado é vital para evitar o embaçamento dos vidros em dias mais quentes. Isso melhora sensivelmente a visibilidade do motorista. Portanto, certifique-se de que o sistema está em bom estado de funcionamento. Afinal, isso também contribui para a sua maior capacidade de resfriamento em dias quentes.

Assim, com essas dicas, você poderá aproveitar ao máximo o ar-condicionado do seu carro, e resistir ao forte calor que se aproxima com a nova estação.


O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Renault Kardian é o próximo rival de Fiat Pulse e VW Nivus

Deixe sua opinião