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Novo Citroën C3 Aircross de 7 lugares terá saídas de ar-condicionado no teto
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Novo Citroën C3 Aircross de 7 lugares terá saídas de ar-condicionado no teto

Nova geração do SUV Citroën C3 Aircross estreia neste mês com produção em Porto Real (RJ) e inédita versão de 7 lugares; veja possível preço

Diogo de Oliveira

09 de out, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Citroën C3 Aircross
Nova geração do Citroën C3 Aircross deverá ser o primeiro híbrido flex da Stellantis no Brasil
Crédito:Citroën/Divulgação

Falta pouco para o lançamento do novo Citroën C3 Aircross no Brasil. O SUV compacto da marca francesa estreia no último trimestre deste ano, já com produção na fábrica de Porto Real, no Sul do Rio de Janeiro, bem como uma inédita versão de 7 lugares. Com a recente onda de calor em várias partes do País, a Stellantis aproveita para divulgar outro item interessante no modelo: o sistema de ar-condicionado terá saídas de ventilação com controles no teto.

Com este recurso, o Citroën C3 Aircross 2024 promete ótima refrigeração da cabine, que terá o teto alto e também vai caprichar o espaço interno. Bem diferente do novo C3, o novo SUV de entrada da marca apostará em alguns conteúdos mais sofisticados. Por exemplo, a imagem que mostra os difusores de ar no teto mostra parte do painel, que aparentemente terá um quadro de instrumentos mais moderno. Aliás, parece ser o mesmo do Fiat Pulse, com tela Full HD de 7″.



Citroën C3 Aircross 2024
Citroën/Divulgação

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Por sinal, o novo Citroën C3 Aircross vai compartilhar mais itens com o SUV da marca italiana. Isso porque, sob o capô, o modelo terá o motor 1.0 turboflex da Stellantis. Este é capaz de gerar 130 cv de potência e um torque máximo de 20,4 mkgf com etanol, e vem com o câmbio automático do tipo CVT que simula 7 marchas. A tração será apenas dianteira e o SUV da fabricante francesa promete entregar bom desempenho por causa do baixo peso.

Citroën C3 Aircross será maior que o Hyundai Creta

O espaço interno será o principal chamariz do SUV feito na plataforma modular CMP. Com 4,32 metros de comprimento (um pouco maior que o Hyundai Creta), o novo C3 Aircross 2024 tem distância entre-eixos de 2,67 m. E um porta-malas de 489 litros, mas sem a terceira fileira de bancos. A altura chega a 1,80 m e a altura livre do solo é de 20 centímetros. Assim, é bem maior que o C3.

Por dentro, o novo Citroën C3 Aircross também vai entregar muito mais que o hatch de entrada da marca. Por exemplo, o SUV terá a tela de 7″ customizável atrás do volante para o quadro de instrumentos – o que vai eliminar o pequeno visor monocromático do C3. Além disso, virá com outros conteúdos modernos, como carregador de celular por indução e multimídia com tela de 10,2 polegadas e espelhamento sem fio com Android Auto e Apple Carplay. E com seis airbags de série, bem como controle eletrônico de estabilidade.


Citroën C3 Aircross
Citroën/Divulgação

Na Índia, Citroën Aircross tem preço de C3 1.0 flex

A nova geração do Citroën C3 Aircross já está à venda na Índia, disponível em cinco configurações. Com opção de cinco e sete lugares, o SUV compacto parte de 999.000 rúpias na versão de entrada You 5S. Ou seja, algo em torno de R$ 62 mil na conversão direta e sem impostos. Portanto, um valor bem próximo ao do C3 1.0 flex de entrada, que custa R$ 69.990.

Logo em seguida vem a variante Plus 5S, com preço de 1.134.000 rúpias, cerca de R$ 70 mil. Já a primeira versão com 7 lugares é a Plus 5S, que custa 1.169.000 rúpias (R$ 72,6 mil). Mais acima, vem a opção Max 5S por 1.199.000 rúpias (R$ 74,4 mil). E, por fim, a topo de linha Max 7S tem 7 assentos e preço de 1.234.00 rúpias – aproximadamente R$ 77 mil.


No Brasil, a expectativa é de que o novo Citroën C3 Aircross 2024 tenha preço inicial acima de R$ 100 mil. Ou seja, ficará próximo do Chevrolet Spin, único modelo atual no mercado com 7 lugares e posicionamento nessa faixa de preço.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.