Você está lendo...
Audi A4 e A5 trocam tração dianteira por integral quattro; veja os preços
Lançamentos

Audi A4 e A5 trocam tração dianteira por integral quattro; veja os preços

Sedãs queridinhos da Audi recebem a famosa tecnologia para tentar aumentar sua participação no segmento de luxo

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

27 de mai, 2024 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Audi A4 e A5
Audi A4 e A5 Sportback chegam ao mercado agora com a famosa tração integral quattro
Crédito:Audi/Divulgação

Um dos diferenciais dos carros da Audi é, sem dúvida, o consagrado sistema de tração integral quattro. Lançada na década de 1970, a tecnologia sempre foi um dos pontos altos da marca alemã e mostrou capacidades impressionantes ao longo dos anos. Mas os dois sedãs queridinhos da montadora, A4 e A5 Sportback, eram oferecidos apenas com tração dianteira desde o último facelift dos modelos, que desembarcaram no Brasil em 2021. Eram.

Agora, a Audi traz a dupla com o famoso sistema. Assim, A4 e A5 ficam disponíveis apenas nas versões quattro no mercado brasileiro. A decisão é praticamente uma correção de trajetória, já que quando a atual geração dos carros chegou ao País, em 2015, ambos eram importados com opções que traziam a tecnologia. Lembrando que na Alemanha, os carros sempre tiveram configurações quattro no catálogo.



Os clientes desse segmento costumam ser muito exigentes, então a tração quattro pode ser um destaque frente à concorrência. Isso porque as vendas da Audi na categoria vêm patinando no Brasil. O A4, por exemplo, emplacou somente 39 unidades por aqui no acumulado do ano, enquanto rivais como BMW Série 3 (1.288) e Mercedes-Benz Classe C (404) estão bem à frente nas vendas.

Publicidade


Audi A5 Sportback
Audi/Divulgação

Conheça os Audi A4 e A5 quattro

Além do sistema de tração quattro, os carros recebem alguns poucos retoques nas respectivas linhas, seja no visual ou na lista de equipamentos. Mas a dupla, que divide a plataforma, mantém o mesmo conjunto mecânico de antes. Trata-se do motor 2.0 turbo de quatro cilindros, que rende 204 cv de potência e 32,6 mkgf, além do câmbio de dupla embreagem S tronic de sete marchas.

A adição da tração integral melhorou o desempenho dos dois modelos na aceleração. Agora, o 0 a 100 km/h é feito em 6,7 segundos no caso do A4 e 6,8 s no do A5. Ou seja, 0,4 s mais rápido que as opções com tração dianteira. Já a velocidade máxima é de 210 km/h para ambos, limitada eletronicamente. No A4, o peso com o novo sistema aumentou 55 kg, enquanto o A5 “engordou” 70 kg.


Audi A4
Thais Villaça/Especial para o Estadão

Novidades do A4

Entre as novidades do A4, a versão de entrada Prestige recebe equipamentos como faróis full LED, lanternas de LED com luzes dinâmicas de setas e bancos traseiros rebatíveis. Teto solar elétrico passa a ser opcional. A lista de itens de série vem com ar-condicionado automático, Audi Drive Select, bancos de couro sintético, chave presencial, painel de instrumentos digital de 12,3”, carregador de celular por indução, pacote de luzes ambiente, rádio MMI plus e rodas aro 18. No quesito segurança, há seis airbags, faróis full LED e câmera de ré. 

Audi A4
Thais Villaça/Especial para o Estadão

Já a configuração S line ganha novas rodas Audi Sport e entram na lista de opcionais os faróis Matrix e o sistema de som da Bang & Olufsen. Adicionam-se à lista de equipamentos ar-condicionado de três zonas, pacote de luzes customizáveis, rádio MMI plus com navegação, teto solar elétrico, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), aviso de saída de faixa, rodas de 19” e kit esportivo para a carroceria.

Audi A5 Sportback
Thais Villaça/Especial para o Estadão

Novidades do A5

No A5, há uma nova opção de entrada chamada Advanced – antes, o modelo estava disponível em versão única. Ela traz ar-condicionado automático de três zonas, Audi Drive Select, bancos de couro sintético, pacote de luzes ambiente, teto solar elétrico panorâmico e rodas de 19”. Há ainda seis airbags, ACC, câmera de ré, faróis Matrix de LEDs e aviso de saída de faixa. Completam a lista o carregador de celular por indução, rádio MMI com navegação e painel de instrumentos digital de 12,3”.


Audi A5 Sportback
Thais Villaça/Especial para o Estadão

A S line inclui ainda bancos dianteiros esportivos, kit esportivo para a carroceria e rodas Audi Sport aro 20. Entre os opcionais há sistema de som Bang & Olufsen 3D, Pacote Interior S line (com console central preto brilhante, acabamento do painel com alumínio escovado, bancos de microfibra e pedaleiras esportivas de aço inoxidável) e Pacote Black (emblemas, frisos e capa do retrovisor na cor preta brilhante, pinças de freio vermelhas e rodas exclusivas).

Confira todos os preços e versões

  • Audi A4 Sedan Prestige quattro – R$ 333.990
  • Audi A4 Sedan S line quattro – R$ 359.990
  • Audi A5 Sportback Advanced quattro – R$ 359.990
  • Audi A5 Sportback S line quattro – R$ 394.990

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Novo VW T-Cross 2025 é mais sofisticado sem subir de preço
Deixe sua opinião