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Audi R8 sai de linha após 17 anos e sucumbe aos supercarros elétricos
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Audi R8 sai de linha após 17 anos e sucumbe aos supercarros elétricos

Supercarro da Audi lançado em 2007, R8 já teve motor V10 e câmbio manual, além de presença ilustre no cinema; última unidade irá para o museu da marca

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

29 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Audi R8 marcou época com design agressivo e boa performance
Crédito:Audi/Divulgação

A linha de esportivos da Audi ganha mais uma baixa, e desta vez, o cupê R8 é quem dá o adeus. Lançado em 2007, ficou famoso por sua aparição no filme Homem de Ferro, da Marvel, e tinha opção de motor V8 e também V10, esse dividido com a italiana Lamborghini, também pertencente ao Grupo VW.

Seu visual futurista e desempenho marcaram época, mas chegam ao fim em 2024. A derradeira unidade do modelo foi fabricada em Heilbronn, na Alemanha, na última segunda-feira (25). O último dos R8 foi da versão Performance Quattro Edition, junto de um pacote externo de fibra de carbono, rodas aro 20 e na cor amarelo Vegas. 



Audi/Divulgação
Audi/Divulgação

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Contudo, a última unidade não será oferecida ao público, e irá direto para o museu da marca. Entretanto, o R8 ficou mais tempo em linha do que o planejado anteriormente. Previsto para encerrar no final do ano passado, ficou mais um tempo em produção, por conta de uma repentina alta na demanda pelo modelo, uma vez que a notícia de sua saída de linha começou a circular. Segundo a Audi, a demanda aumentou em 49%, o que prolongou sua vida por mais alguns meses.

Audi R8 deixa motor V8 de “herança” para Lamborghini, por pouco tempo

Audi/Divulgação
Audi/Divulgação

Assim, o famoso motor V8 5.2 de 610 cv de potência e 57,1 mkgf de torque sairá de linha pela Audi, mas continuará por mais algum tempo debaixo do capô do Lamborghini Huracán. Entretanto, a unidade deverá ser descontinuada no esportivo italiano ainda este ano. O potente oito cilindros conferia bom desempenho ao R8, entregando um 0 a 100 km/h de 3,2 segundos, e velocidade máxima de 330 km/h. Atrelado ao motor estava uma transmissão automática de dupla embreagem, com sete marchas e tração integral Quattro.


Agora, a Audi segue sem cupês esportivos, futuramente substituídos por modelos elétricos. O R8 entra para a história junto do cupê TT, descontinuado ainda no final do ano passado.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.