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Audi R8 conversível ganha versão mais potente com 610 cv
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Audi R8 conversível ganha versão mais potente com 610 cv

Audi R8 Spyder Plus tem 610 cv extraídos do motor V10 5.2 aspirado

Redação

14 de jun, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Audi R8 Spyder Plus
Crédito:Conversível tem 610 cv no motor 5.2 V10 aspirado. CRÉDITO: AUDI

O Audi R8 Spyder, versão conversível do esportivo feito em Neckarsulm, ganhou um reforço com a chegada da versão Plus, que usa o mesmo motor V10 5.2 da convencional, mas preparado para entregar 610 cv.

A nova versão do esportivo que tem tração integral e transmissão automatizada de sete velocidades e dupla embreagem pesa 1.587 kg, ou 25 kg a menos que o R8 Spyder “normal” e atinge 328 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos – 10 km/h e 0,3 s mais rápido que o R8 Spyder de 540 cv.

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Exclusividades do R8 Spyder Plus são a pintura verde com a grade cinza, a cobertura preta ao redor dos escapamentos e as rodas de 19 polegadas, com opção de modelos de 20″, além do interior quase todo preto de couro com costura verde e tapetes especiais.

Ele conta ainda com itens padrões dos modelos RS da Audi como o painel de instrumentos virtual de 12,3 polegadas, os bancos esportivos, os modos de condução Audi Drive Select e os freios com discos de cerâmica.


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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.