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Audi RS3 Sportback chega em outubro
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Audi RS3 Sportback chega em outubro

Montadora alemã vai lançar versão "endiabrada" com motor de 372 cv do compacto no último trimestre do ano

13 de abr, 2015 · 4 minutos de leitura.

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 Audi RS3 Sportback chega em outubro

O ano de 2015 ainda nem chegou em sua metade, mas já tem gente esperando os últimos meses para receber 13º salário, restituição do imposto de renda… Já a Audi aguarda outubro para ampliar sua gama de modelos no Brasil. O mais novo “membro” da linha por aqui será o RS3 Sportback. Mas não se anime. Ainda sem preço definido, o “esportivinho” é equipado com motor turbo 2.5 de 372 cv, torque máximo de 47,4 mkgf e transmissão automatizada de sete velocidades. Já a tração é integral. Na Europa, o lançamento está previsto para o meio do ano.

Com o conjunto, o compacto vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 250 km/h bloqueada eletronicamente. Mas pode ser elevada opcionalmente e chegar aos 280 km/h. Em relação à transmissão, o condutor pode executar as trocas manualmente, usando as borboletas posicionadas junto ao volante, ou a alavanca seletora. Há ainda o sistema “launch control”, que permite otimizar a tração e minimizar o deslizamento dos pneus nas arrancadas.

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Apesar de estar em um patamar esportivo, a Audi afirma que o modelo é 10% mais econômico que a sua versão anterior. Um sistema de recuperação de energia, uma bomba de óleo controlada sob demanda e um novo sistema start-stop que desliga o motor pouco antes do carro parar completamente contribuem para isso.

No interior, o Audi RS 3 Sportback tem acabamento em preto e logos “RS” nos encostos dos bancos, forrados de couro Fine Nappa, com costuras em cinza. O volante multifuncional também é feito de couro e Alcantara, com base achatada, enquanto os pedais e o apoio do pé esquerdo são feitos de aço inoxidável.

Em termos de equipamento de série, o compacto tem sistema de estacionamento autônomo, bancos do tipo concha, air bags laterais, sistema de navegação GPS, bancos dianteiros com aquecimento e controles elétricos, apoios lombares com quatro regulagens, retrovisores externos com escurecimento automático e sensores para luz e chuva.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.