Você está lendo...
Auxílio do governo na pandemia fez disparar preços dos carros nos EUA
Mercado

Auxílio do governo na pandemia fez disparar preços dos carros nos EUA

Segundo estudo, com o aumento dos preços dos carros, houve alta na inflação e lucro das concessionárias mais do que triplicou

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

11 de mai, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

concessionária
Alta nas margens de lucro fomentou a inflação nos EUA
Crédito:Michael Dalder/Reuters
concessionária

Os reajustes dos preços dos carros contribuíram com a disparada da inflação nos EUA. Conforme estudo publicado no jornal Bureau of Labor Statistics, esse movimento impactou a inflação entre 2019 e 2022 em até 0,5 ponto porcentual. Nesse sentido, a demanda por veículos cresceu porque o consumidor passou a usar o auxílio oferecido pelo governo durante o pico da pandemia para comprar carros novos. Como resultado, o lucro das concessionárias também disparou. As informações são do Wall Street Journal.



Margens de lucro de concessionárias cresceu

concessionárias preço
Larry Miller Dealership/Divulgação

Durante um bom tempo, muitos americanos que receberam o cheque de auxílio do governo usou esses recursos para comprar veículos novos. Com isso, os estoques das lojas despencaram. Ainda de acordo com o economista Michael Havlin, responsável pelo estudo, as margens de lucro das concessionárias subiram de 4,9% em 2019 para 11,5% em 2022. Os números sugerem um forte aumento dos preços de veículos novos e também dos serviços, por exemplo.

Publicidade


Contudo, a alta nos preços dos carros zero-km resultou também no aumento: o do índice de preços ao consumidor. O efeito gerou acréscimo de um ponto percentual no índice, que passou a ser de 16%. Porém, a Associação Nacional de Concessionárias de Automóveis dos Estados Unidos discorda dos resultados do estudo.

Alta nos ganhos das lojas seria culpa inflação

Conforme a associação, seguindo essa lógica “todo consumidor que negociou um veículo usado por mais do que seu valor da tabela Kelley Blue Book lucrou, sendo responsável por contribuir para a inflação”. A KBB é uma das mais respeitadas pesquisas de preços de usados nos EUA. Seja como for, Havlin também avaliou a diferença entre os índices de preços ao consumidor e ao produtor. Portanto, segundo ele, foi possível medir a diferença de preços entre fabricantes e lojistas. Na análise do economista, a diferença aumentou devido à alta das margens de lucro das revendas.

De acordo com Havlin, a diferença aumentou em 17%, assim como também subiram as margens de revendedores que participam de grupos como o Auto Union, por exemplo. Assim, passou de 5,1% em 2019 para 14,6% em 2021, enquanto outro grupo, Asbury Automotive, registrou lucros de 14,7% em 2021, ante 4,5% em 2019. Segundo o Federal Reserve Bank de Kansas City, o aumento nos lucros influenciou a inflação no país.


No Brasil, os preços também não param de subir. Porém, diferentemente do que ocorreu nos EUA, as vendas estão em queda. Para reverter esse quadro, um grupo de sindicalistas entregou ao governo um projeto que visa recriar o chamado carro popular no País. O pacote de medidas inclui a criação de linhas de crédito com juros menores e prazos mais longos de pagamento.

O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Ford F-150 tem sistema para manobrar reboques e trailers com botão no painel

Deixe sua opinião