Você está lendo...
Avaliação: BMW 125i M Sport
Avaliação

Avaliação: BMW 125i M Sport

Tião OliveiraEsportividade na dose certa. Assim é a versão 125i M Sport do Série 1, hatch de entrada da BMW... leia mais

01 de mai, 2013 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

 Avaliação: BMW 125i M Sport

Tião Oliveira

Esportividade na dose certa. Assim é a versão 125i M Sport do Série 1, hatch de entrada da BMW tabelado a R$ 154.950. Com motor 2.0 biturbo de 221 cv e câmbio automático de oito marchas, ele não é o mais “bravo” da família – o posto é do 135i, com seu seis-cilindros de 320 cv -, mas está de ótimo tamanho.

Publicidade


Aliás, o modelo alemão tem 2 centímetros a menos que um Fiat Bravo T-Jet, por exemplo. O fato de ser “socado” no chão (suas rodas de liga têm 18”) explica, em parte, a ótima estabilidade em curvas, garantida também pelos controles de tração (traseira) e estabilidade.

A má notícia é que a suspensão, ajustada para performance, sofre em pisos irregulares. A boa é que em asfalto liso faz o carro grudar no chão.


Revestidos de couro, os bancos, com ajustes elétricos e abas largas, abraçam os ocupantes da frente. Atrás, apenas duas pessoas viajam com conforto. Ou seja: nada de incomum em carros de tamanho e proposta semelhantes.

Com a chave no bolso, basta pressionar um botão para acordar a cavalaria confinada sob o capô. A alavanca de câmbio lembra um joystick de videogame, é intuitiva e fácil de operar. Mas, para um hatch com essa pegada, bem que o BMW poderia ter aletas para troca de marchas atrás do volante.

Sobre o funcionamento da transmissão não há críticas. As passagens são suaves se o motorista pressionar o acelerador com parcimônia e alucinadas se ele resolver perder o juízo.


Essa dupla personalidade está também no sistema que desliga o 2.0 em paradas de semáforos para poupar gasolina.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)


VERSÕES “M” TÊM VISUAL E PACOTE DE EQUIPAMENTOS TURBINADOS

A letra “M” designa, na BMW, a divisão de preparação da marca, que tem no currículo a criação de brinquedinhos como o M3 e o M5. No caso do 125 M Sport, o símbolo faz menção a um pacote de equipamentos.

Entre os diferenciais, essa opção oferece seis tons de cor para a carroceria: preta, azul, laranja, prata, cinza e branca, Há volante com a assinatura “M”. As soleiras das portas têm a inscrição alusiva à preparadora, assim como as rodas e o suporte de apoio do pé esquerdo.


No mais, o hatch alemão traz os itens que costumam equipar os demais modelos da marca. Dos mimos, destaque para o ar-condicionado automático, que pode ser ajustado de meio em meio grau, teto solar elétrico, sensor de auxílio a manobras no para-choque traseiro e sistema de som com amplificador, equalizador e sete alto-falantes. Há ainda disco rígido com 12 GB de capacidade, conexão com internet, entre outros dispositivos.

A segurança não foi esquecida. Há seis air bags – dianteiros, laterais e do tipo cortina -, freios com ABS, além de faróis duplos de xenônio.

Também é possível optar pelo modo esportivo de gerenciamento do câmbio. O tipo de resposta do motor é outro e pode ser escolhido pelo motorista. No Ecopro, o carro fica mais chocho, mas consome menos.


Deixe sua opinião