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Avaliação: Chery Celer
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Avaliação: Chery Celer

Thiago LascoCom amplo pacote de itens de série, o Celer é a nova aposta da Chery para aumentar sua participação... leia mais

31 de mar, 2013 · 4 minutos de leitura.

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 Avaliação: Chery Celer

Thiago Lasco

Com amplo pacote de itens de série, o Celer é a nova aposta da Chery para aumentar sua participação no mercado brasileiro. Disponível em versões hatch (R$ 35.990) e sedã (R$ 36.990), o carro está sendo trazido da China e, a partir de abril de 2014, será feito na fábrica que a marca está construindo em Jacareí (SP).

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O desenho não é harmonioso como o dos irmãos S18 e Cielo, mas tem sua graça, com faróis em formato de bumerangue, linha de cintura alta e vincos na lateral. A traseira do sedã destoa do conjunto, mas oferece bom acesso ao porta-malas, já que o vidro traseiro se abre junto com a tampa (abaixo). A capacidade é de 450 litros no sedã e 380 no hatch.


O acabamento da cabine é simples, com muito plástico nas portas e forrações de má qualidade no porta-malas. O painel tem jeitão antiquado e mostradores pequenos (abaixo). Chama atenção o barulho da seta, irritante como o de um martelinho de plástico.

Para compensar, a lista de itens de série tem ar-condicionado, direção hidráulica, alarme, vidros elétricos nas quatro portas, air bags dianteiros, ABS, ajuste de altura do volante e rádio com leitor de MP3 e porta USB.


Os retrovisores grandes favorecem a visibilidade, mas a coluna traseira atrapalha em manobras. Quando o motorista utiliza o para-sol, perde boa parte do seu campo de visão, pois o para-brisa é muito inclinado.

Em movimento, o carro não responde bem aos comandos. O volante parece ter certa folga e a ação dos freios é muito lenta. Já a estabilidade em curvas agrada: o Celer “gruda” no chão.


O motor 1.5 16V flexível rende 108 cv com gasolina – os dados com etanol não foram divulgados – e dá conta do recado em uso urbano. Já em rodovias é preciso subir muito o giro para extrair torque, elevando o consumo e o ruído interno. A quarta e a quinta marchas são longas, dificultando as retomadas.

A Chery quer vender 6 mil unidades do Celer em 2013 e abocanhar uma fatia do segmento em que brilham HB20 e Onix. Mas o poder de fogo do modelo está mais próximo do J3, da JAC.


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