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Avaliação: Peugeot 2008
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Avaliação: Peugeot 2008

Leandro Alvares – ESTRASBURGO, FRANÇALançado neste mês na Europa, o estiloso jipinho Peugeot 2008 só chega ao País – em... leia mais

26 de mai, 2013 · 6 minutos de leitura.

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 Avaliação: Peugeot 2008

Leandro Alvares – ESTRASBURGO, FRANÇA

Lançado neste mês na Europa, o estiloso jipinho Peugeot 2008 só chega ao País – em versão feita em Porto Real (RJ) – no primeiro trimestre de 2015, com preços estimados entre R$ 55 mil e R$ 66 mil. Porém, desde já pode ser considerado um motivo de preocupação para os principais rivais, Ford EcoSport e Renault Duster. Na futura briga com os utilitários-esportivos de pequeno porte, tem a seu favor as linhas charmosas e o prazer de dirigir, ressaltado pelo volante pequeno, ao estilo dos de carros de corrida.

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As características são herdadas do 208, com o qual compartilha plataforma. Porém, traz recursos a mais que o hatch, como a alavanca do freio de estacionamento do tipo manche de avião e um seletor no console para condução em diferentes tipos de terreno (areia, lama e neve) ou desligamento do controle eletrônico de estabilidade.

No Brasil, o jipinho terá os mesmos motores do 208, 1.5 e 1.6 flexíveis, com até 93 cv e 122 cv, respectivamente. O câmbio será manual de cinco marchas ou automático de seis – esta deverá substituir no próximo ano a de quatro velocidades usada pelo hatch. Futuramente, é esperada a oferta no País do propulsor 1.2 tricilíndrico, de 82 cv.

Escolhemos para a avaliação em percurso de 180 km a versão europeia que mais se aproxima da que será vendida no Brasil. Com o propulsor 1.6 a gasolina, de 122 cv, o 2008 mostrou-se ágil nas retomadas e acelerações em trecho urbano. A seu favor há o peso de 1.080 quilos, 178 kg a menos que Duster e 121 kg inferior ao do EcoSport.


O câmbio manual de cinco marchas tem engates precisos – embora não sejam curtinhos – e explora bem o torque máximo de 16,4 mkgf, disponível às 4.000 rpm. E o bom isolamento acústico impede que o ruído do motor incomode na cabine.

Em curvas de alta velocidade, o motorista chega a se questionar se está mesmo dirigindo um utilitário ou um hatch, tamanha a firmeza do 2008. A carroceria inclina pouco e o equilíbrio das suspensões entre conforto e estabilidade evita a sensação de um veículo molenga ou duro. O mesmo vale para a calibração da direção elétrica, suave nas manobras e mais dura quando o carro está veloz.


Por ser 2,6 cm mais alto que o 208, o novo modelo não enfrenta dificuldades para superar obstáculos como valetas ou lombadas. Fácil de ser ajustada, a posição de dirigir é elevada em relação à do hatch, mas ainda assim mais baixa que a de outros utilitários-esportivos.

Com 2,53 metros de entre-eixos, o jipinho acomoda quatro adultos grandes com conforto e considerável espaço para as pernas de quem viaja no assento traseiro. Segundo a fabricante, o banco foi posicionado mais para baixo em relação ao do 208 para aumentar a área livre para os joelhos. Deu certo.

O acabamento é de boa qualidade. A versão traz bancos de couro, partes acolchoadas no painel e itens como tela multifuncional sensível ao toque, teto panorâmico e LEDs de iluminação diurna.


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