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Novo Land Rover Defender elétrico será capaz de rodar 500 km
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Novo Land Rover Defender elétrico será capaz de rodar 500 km

Próxima geração do jipão da Land Rover, Defender elétrico chega em 2025 de olho nas restrições aos combustíveis fósseis ao redor do mundo

João Del Arco, Especial para o Jornal do Carro

02 de jan, 2023 · 3 minutos de leitura.

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Defender PHEV
Defender PHEV terá o mesmo conjunto do Jaguar F-Pace
Crédito:Land Rover/Divulgação

Nos últimos anos, nos acostumamos a ver nomes tradicionais no universo dos carros se adaptando às novas necessidades do planeta. Quem poderia imaginar um Mustang elétrico há 20 anos? Ou um Hummer que não queima uma gota sequer de gasolina? Agora chegou a vez do Land Rover Defender, um dos nomes mais icônicos da indústria automotiva, se render à eletrificação. Mas calma, ainda dá tempo de garantir o seu Defender diesel.

Isso porque a partir de 2025, o jipão da Land Rover vai ganhar uma nova geração. Quando isso acontecer, ele terá uma versão elétrica. A informação é da revista inglesa Auto Express. Essa movimentação, contudo, era previsível. Lançada em 2019, a atual geração do Defender evoluiu em todos os aspectos em relação ao antigo, praticamente um veículo militar convertido para uso civil. Nos últimos anos, o modelo recebeu versões híbridas plug-in. Faltava, então, uma totalmente elétrica.



Elétrico bom de lama

De acordo com a publicação, o Defender passará a oferecer uma versão elétrica para cada uma de suas carrocerias (90, 110 e 130). Na mudança, o jipe perderá a plataforma PLA D7x usada atualmente. Assim, ele ganhará a arquitetura MLA Flex de “primos” da família Range Rover. Esta, por sua vez, recebe conjuntos a combustão e híbridos, além dos 100% elétricos. Segundo a revista, o Defender deve utilizar a mesma bateria de 100 kWh do futuro Range Rover elétrico, a ser lançado em 2024. Desse modo, a autonomia ficaria na casa dos 500 km.

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Land Rover Defender
Land Rover/divulgação

Embora a mudança se estenda à arquitetura, ela será praticamente uma reestilização. O visual não deve receber mudanças profundas. Por conta disso, as dimensões atuais serão mantidas. Para confortar puristas, a Land Rrover deve apostar nas vantagens do conjunto elétrico no off-road. Por exemplo, a força do torque instantâneo. Somado a isso, estarão modos de condução mais avançados, capazes de atuar separadamente em cada roda.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.