Os carros elétricos ainda esbarram em questões técnicas que afastam os consumidores. Dentre elas, os altos preços e, principalmente, o tempo de recarga da bateria. Muitos motoristas ainda preferem a facilidade de chegar ao posto de combustível e, em poucos minutos, abastecer e seguir viagem. Pois a startup Adden Energy, apoiada pela universidade de Harvard, nos Estados Unidos, desenvolve uma bateria que recarrega em apenas 3 minutos.
O componente, de estado sólido, que não se degrada com o tempo, poderá equipar veículos elétricos ainda nesta década. Atualmente, o tempo médio de carregamento de um carro elétrico é de cerca de 30 minutos a 1 hora. Isso em pontos de carga rápida, ainda raros no Brasil, com potências, por exemplo, que vão de 50 kW até 150 kW. Nas estações de parede (Wallbox), esse tempo pode ser de 2 horas ou mais, a depender da potência do aparelho.
Por fim, em tomadas de 110V e 220V, o procedimento demora bastante e chega a mais de 8 horas. Ou seja, tudo depende da capacidade da bateria. Na imagem abaixo, temos o desenho das camadas da bateria criada pelos cientistas de Harvard, Xin Li e Luhan Ye. Eles seguem a lógica da construção em camadas de um sanduíche de pão de forma, chamado nos EUA de “BLT” – sigla de bacon, alface (lettuce) e tomate (tomato), em inglês.
A pesquisa feita em Harvard indica que, com este desenho, as baterias de estado sólido terão um tempo máximo de carregamento de 20 minutos para dar uma carga completa. Da mesma forma, diz que, na melhor das hipóteses, a recarga poderá ser feita em 10 minutos ou menos.
Mais segura e com vida útil bem maior
Dentre as qualidades, a bateria de estado sólido, a princípio, tem alta densidade de energia e também um nível de estabilidade material que supera os desafios de segurança quando comparado às atuais baterias de íon de lítio. De acordo com a startup norte-americana, a bateria terá 10.000 ciclos de carga em toda sua vida útil. Isso é praticamente cinco vezes mais que os cerca de 2.000 ciclos de vida útil das baterias disponíveis hoje no mercado.
Ou seja, essas baterias poderão durar de 10 a 15 anos nos veículos sem a necessidade de troca. Entretanto, para que o produto chegue ao mercado, a empresa precisa solucionar diversas questões. Por ora, a ideia é produzir uma pequena bateria. Algo realmente pequeno que caiba na palma da mão. Mas a Adden Energy está otimista e acredita que as primeiras unidades comerciais para veículos elétricos estarão disponíveis entre três e cinco anos.